Nova ação do Som Sem Plugs promove oficinas audiovisuais para jovens de projetos sociais em Natal, Caicó e Mossoró

“Narrativas Musicais” aposta no poder transformador da música e visa estimular o pensamento — Foto: Assessoria

Você acredita no poder transformador da música? O projeto Som Sem Plugs acredita e muito, por isso está com uma nova ação, “Narrativas Musicais”. O intuito desta vez é proporcionar uma relevante experiência audiovisual para estimular o pensamento e a criatividade entre crianças e jovens de projetos sociais de Natal, Caicó e Mossoró, que atuam com foco na música. A ação dará a oportunidades para que esse público possa contar suas histórias, narradas e dirigidas por eles mesmos.

“Narrativas Musicais” conta com a participação de alunos de música das unidades do SESC RN (Caicó e Mossoró), Projeto Esperança de Mossoró e dos projetos Ilha de Música e Conexão Felipe Camarão, em Natal. O Som Sem Plugs junto com essas instituições parceiras, darão voz para que os jovens possam contar os impactos positivos que a música gerou e/ou gera em suas vidas e consequentemente, nas suas comunidades. Essas histórias serão retratadas através da produção de mini documentários e, tudo isso será apresentado a você, por meio do site, YouTube e redes sociais do Som sem Plugs.

A ação vai acontecer através de oficinas on-line de fotografia, roteiro, além de experiências artísticas via smartphone, ministradas pelo cineasta potiguar e membro da equipe de produção do Som Sem Plugs, Ernani Silveira – especialista em cinema pela UFRN e roteirista pela EICTV-Cuba.

Entenda como “Narrativas Musicais” será desenvolvida. Ocorrerá em quatro momentos: primeiro momento serão realizadas videoaulas, voltadas para crianças e jovens, alunos de iniciação musical, no qual será aplicada uma metodologia expositiva, com conteúdo de roteiro, fotografia e exercício de expressão artística. No segundo momento serão selecionados alunos que irão produzir pequenos filmes (minidocs), relatando o impacto da música e do processo de aprendizagem em suas vidas e em suas respectivas comunidades. Já no terceiro momento, o Som Sem Plugs vai transformar o conteúdo da ação em um documentário a ser exibido via web, além de trechos que serão exibidos em um programa especial na grade da InterTV.

Para encerrar a ação, será realizada uma campanha de doação de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), álcool em gel, alimentos e produtos de higiene pessoal para as comunidades assistidas pelas ONGs/Instituições parceiras. O público vai poder tirar dúvidas, acompanhar as novidades e saber de todas as etapas da ação, pelas redes sociais do Som Sem Plugs (@somsemplugs).

Apresentada por Oi, Cosern e Instituto Neoenergia, a temporada 2020 do Som Sem Plugs tem o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto via Lei Câmara Cascudo e apoio cultural do Oi Futuro. Conta ainda com o apoio da Camaleão Studio, G7 Comunicação, Original Marketing & Eventos, Studio Jota Marciano, Casa Nacre e realização Betapro Foto e Vídeo. Narrativas Musicais – ação sociocultural tem apoio da InterTV e Sesc RN.