Presidente recebe apoio da Prefeitura na continuidade da campanha da ALRN

Ao lado de secretários municipais, prefeito Álvaro Dias se reuniu com o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira — Foto: Eduardo Maia

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu nesta terça-feira (1º) o apoio da Prefeitura de Natal para a continuidade da campanha de conscientização e combate à violência doméstica, que tem como tema: “Violência Doméstica: precisamos dar um basta nisso”. Ao lado de secretários municipais, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) se reuniu com o presidente da Casa e colocou os serviços já oferecidos pela capital potiguar à disposição da iniciativa capitaneada pela Assembleia.

“É importante fazer um agradecimento à Prefeitura por se unir à campanha tão importante iniciada pelo Legislativo. É um trabalho motivado a partir de números lamentáveis que comprovam o crescimento da violência doméstica neste período de pandemia. E nossa atuação é para que a campanha chegue a todos os recantos do Estado. Saber do apoio do município de Natal é fundamental para a continuidade do trabalho”, disse Ezequiel.

O prefeito Álvaro Dias destacou algumas iniciativas do Executivo natalense voltadas para atender à mulher vítima da violência doméstica, como a Casa Abrigo, o Centro de Referência da Mulher e a Patrulha Maria da Penha, entre outros. “Quero parabenizar a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte por ter iniciado – em meio a pandemia da Covid-19 – uma campanha de todos. O que mostra a importância e a necessidade desse trabalho em todos os poderes com estrutura para a proteção da mulher”, disse o gestor.

Dados da violência doméstica no Brasil – principalmente em relação às vítimas mulheres – apontam que 1 em cada 5 mulheres já foi espancada pelo companheiro e, em 71% dos casos, a violência ocorre com frequência. No Rio Grande do Norte os casos cresceram (assustadoramente) 258% neste período de quarentena.

Seguindo as ações da campanha da ALRN e em virtude do aumento considerável dos números da violência doméstica durante a pandemia, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ofereceu gratuitamente, e de forma remota, atendimento psicológico às vítimas e agressores.

O prefeito Álvaro Dias esteve acompanhado dos secretários municipais Andréa Dias (Trabalho e Assistência Social), Cristina Diniz (Educação), Jandira Borges (adjunta de Políticas Públicas para Mulheres), Mônica Santos (Defesa Social e Segurança Pública), Irapoã Nóbrega (Serviços Urbanos), Elequicina Santos (Mobilidade Urbana), Fernando Fernandes (Governo) e assessores das secretarias.