Coronavírus: Transmissibilidade cresce em três regiões do RN, diz Sesap

Secretário Cipriano Maia diz que taxa de ocupação dos leitos é considerada satisfatória — Foto: Sandro Menezes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou nesta terça-feira (1º) que a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus apresentou crescimento em três regiões do Rio Grande do Norte – quando o número está acima de 1, requer uma atenção maior. São elas: Mato Grande (1,04); Alto Oeste (1,13); e no Oeste (1,29). Os dados são do mapa do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), com a plataforma “Coronavírus RN”, que monitora os casos de Covid-19 no estado.

De acordo com a Sesap, a taxa geral de ocupação de leitos críticos da rede SUS é de 39%. Por região, essa taxa é de 36% no Oeste, 100% no Mato Grande, 33,7% na Região Metropolitana de Natal, 60% no Seridó e 90% no Alto Oeste. Os leitos estão desocupados nas regiões Agreste e Potengi-Trairi.

“Esperamos que (a taxa de ocupação) continue caindo. Para isso, chamamos a atenção da população. A pandemia não acabou. Estamos vendo situações no cotidiano que não condizem com o momento que vivemos, ainda há necessidade de proteção e distanciamento físico entre as pessoas para evitar aglomerações”, reforçou o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, durante entrevista coletiva.

A Sesap confirmou ainda que vai iniciar nesta terça-feira a ampliação da testagem sorológica feita com base na coleta de sangue, um teste mais específico, em todas as regiões do estado.

Números

Os casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do Norte chegaram a 61.989. São 26.212 casos suspeitos e 116.078 descartados. No total, foram registradas 2.263 mortes pela doença (três nas últimas 24 horas) e há 218 em mortes em investigação (aguardando resultado de exames laboratoriais).