Inscrições para Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil seguem até este sábado

Iniciativa parte da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte — Foto: Paulo Fuga

Idealizado para apoiar cantores nascidos e naturalizados brasileiros, residentes ou não no país, mediante a situação pandêmica, o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil está com inscrições abertas até este sábado (29) através do site www.osrn.com.br. A ação faz parte do projeto Movimento Sinfônico 2020, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN.

O evento é inédito no país e tem enorme contribuição para a ópera nacional; a Edição Brasil é um desdobramento do 5º Concurso Internacional de Canto Linus Lerner realizado em conjunto com o Festival de Ópera de San Luis Potosí (México), em parceria com Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO). As quatro edições anteriores desse concurso receberam centenas de inscrições oriundas de mais de 20 países, aos quais foram premiados diversos cantores, muitos deles em carreiras internacionais atualmente.

No total, são 86 prêmios distribuídos em três categorias: 15 prêmios em dinheiro, somando mais de R$ 40 mil reais; 10 prêmios em oportunidades de performances e mais de 61 prêmios de estímulo artístico, sendo esses pacotes de “classes” ou serviços (mini bolsas) destinados por grandes profissionais do mundo da ópera e instituições da área e distribuídos entre classes de canto e classes de interpretação/repertório que serão administradas a distância, através das plataformas digitais.

O maestro da OSRN, Linus Lerner, é um incentivador da ópera, e efetua há anos um trabalho em prol do desenvolvimento de cantoras e cantores líricos em países distintos, principalmente no México, por meio do concurso de canto e programas de classes e masterclasses.  Por essa trajetória, o concurso recebe o nome Linus Lerner, que ainda garante a participação ativa de diversos patrocinadores advindos, na maioria, da SASO e de artistas de vários países que creditam expectativas positivas na capacidade de desempenho do maestro.

O concurso foi criado no intuito de apoiar os talentos brasileiros, tanto de forma financeira quanto com oportunidades de performance e de crescimento artístico, somando mais de R$ 130 mil reais em prêmios.  Nos moldes do concurso no México, a edição brasileira somente é possível com o apoio financeiro da SASO, além da contribuição de inúmeros profissionais e instituições da área artística mundial.

Os prêmios apresentados, tanto em dinheiro quanto em oportunidades de performance e bolsas de estudos, são resultados do empenho dos admiradores e apoiadores da ópera, como também das instituições artísticas e dos profissionais da área, com reconhecida carreira internacional. A comissão julgadora é composta por 60 especialistas, oriundos de 12 países e fará a seleção sob vários critérios para cada um dos prêmios e, caso nenhum candidato alcance o critério mínimo, o prêmio será vacante.

Todas as etapas acontecem virtualmente e o resultado será divulgado dia 29 setembro antes e durante o Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro, nos canais oficiais da orquestra, pelo YouTube e Facebook.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais.

Inscrições e regulamento completo no site: www.osrn.com.br

A OSRN é sua! Siga nossas redes sociais:

YouTube –  https://www.youtube.com/channel/UCH0Ui-ioCNEDxZ18Hvs6gvA

Facebook – @rnsinfonica

Instagram – @rnsinfonica