Bebê encontrado morto às margens de rodovia do RN foi abandonado vivo, diz polícia; mãe é presa

Corpo de bebê é encontrado às margens da BR-101 em São José de Mipibú — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Por G1 RN — O bebê com cerca de 15 dias encontrado morto na manhã desta terça-feira (25) às margens da BR-101, na região metropolitana de Natal, foi deixado no local ainda vivo, segundo afirmou o delegado Cidórgenton Pinheiro. A mãe da criança foi presa no município de Goianinha, e, de acordo com a polícia, confessou o crime.

De acordo com o delegado, a criança foi abandonada no sábado (22), por volta das 16h. Após identificar a mãe da criança, a Polícia Civil pediu a prisão temporária da mulher e, com o mandado expedido pela Justiça, a deteve em Goianinha, onde mora.

“Ouvida formalmente, a mãe confessou o crime e detalhou, dentro dos limites que foi possível, a motivação do crime e a execução. Infanticídio será apurado, mas só a perícia vai confirmar o puerpério. Infelizmente, a criança foi deixada com vida no local”, afirmou o delegado.

Cidórgeton conta que a mulher “não sabia o desdobramento desse abandono” e “foi surpreendida com a informação de que o bebê havia falecido”. “Durante 12 dias, entre o nascimento no dia 10 de agosto até o dia 22, ela e a criança permaneceram internadas porque ela teve complicações pós-parto. Ela caminhou pelas margens, mas aí resolveu abandonar a criança. Pediu um táxi e foi embora”, contou.

A motivação revelada durante o interrogatório, segundo a mulher, teria sido um “estágio de depressão muito agudo, muito acentuado”. A gravidez, de acordo com o delegado, também foi mantida em sigilo pela mulher.

“Houve um detalhamento quanto ao pai biológico da criança não aceitá-la e também ser um presidiário. Ela tinha o receio da rejeição de familiares e amigos. Durante toda a gestação, ela sofreu com esses sintomas, segundo ela. Ficou enclausurada, ninguém descobriu a gravidez dela. As únicas pessoas que sabiam eram ela e a filha pequena de 3 anos. Foi uma surpresa para todos os familiares e isso a gente pôde constatar quando foi fazer a prisão”, falou Cidorgeton.

Corpo de bebê foi encontrado dentro de uma mochila em São José do Mipibú — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

O caso

O corpo do bebê foi encontrado dentro de uma bolsa às margens da BR-101. Um homem que passava pelo local viu o corpo e acionou a Polícia Militar.

A criança, um menino, nasceu há duas semanas. “Achamos a data de nascimento em uma caderneta que é entregue na maternidade e que estava na bolsa. Essa criança nasceu em 10 de agosto passado”, relatou o delegado Cidorgenton Pinheiro, durante a manhã.

Ele afirmou que a polícia buscaria, através da data de nascimento, descobrir a história do bebê, para chegar aos pais e também à autoria do crime. O delegado destacou que a página na qual constam informações sobre os pais, e que também existe na caderneta, foi arrancada.

Dentro da bolsa, além do corpo do bebê, havia roupas de recém-nascido. A cena chocou os policiais.“É algo que eu jamais gostaria de ver”, disse o sargento Azian Kystene, do 3º Batalhão, responsável pela área de São José de Mipibu.

O corpo do bebê foi levado à sede do Instituto de Perícia, em Natal. A Delegacia de São José de Mipibu investigará o caso.