Concurso da Polícia Civil do RN terá edital publicado até final de outubro, diz Degepol

Prazo foi estabelecido após assinatura de termo de ajustamento de conduta com MP e secretarias de governo — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por Sérgio Henrique Santos, Inter TV Cabugi e G1 RN — O concurso para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte terá edital publicado até o dia 31 de outubro, segundo afirmou a delegada-geral de polícia do estado, Ana Cláudia Saraiva. O prazo foi estabelecido por meio de um termo de ajustamento de conduta assinado com Ministério Público, Procuradoria do Estado e Secretarias de Administração e Segurança Pública, que definiu que a própria Delegacia Geral vai contratar a banca e realizar o concurso.

O processo estava praticamente parado desde abril. Um dos motivos, segundo o governo, foi a pandemia do novo coronavírus. O concurso prevê 301 vagas, sendo 47 para delegados, 24 para escrivães e 230 para agentes de Polícia Civil. Além das oportunidades, haverá um cadastro reserva.

O último concurso da Polícia Civil foi em 2008, e o anterior, 15 anos antes. Ou seja, em quase três décadas, só houve dois concursos público para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

A Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol) afirmou que o estado deveria ter um efetivo de 5.150 servidores na área, mas atualmente conta com 1.325 vagas ocupadas – apenas 26% do ideal. Com mais policiais concursados, os trabalhos de investigação de crimes teriam mais celeridade, na opinião da presidente da entidade, delegada Tais Aires.