Visita presidencial pauta o horário dos deputados na Assembleia Legislativa

Outros assuntos de destaque levantados foram as obras federais no Estado e a crise financeira do RN. — Foto: Assessoria de Comunicação

A primeira visita do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte, que ocorrerá na sexta-feira (21), esteve na pauta da sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (19), ainda de forma virtual. No horário dos deputados, outros assuntos de destaque levantados foram as obras federais no Estado e a crise financeira do RN.

O deputado estadual José Dias (PSDB) foi o primeiro a se pronunciar, abordando exatamente a programação de Bolsonaro no Estado. O tucano destacou o alto investimento feito pelo Governo Federal no Estado nos últimos meses. “Indiscutivelmente é o presidente que mais transferiu recursos para os mais carentes do RN. E isso se reflete de forma muito expressiva em todas as pesquisas, a população do RN já começa a demonstrar o que é na realidade um valor definitivo, permanente, que é a gratidão”, disse Dias.

Ainda de acordo com o parlamentar, o grau de aprovação que vem sendo obtido pelo presidente é semelhante a desaprovação registrada pela governadora Fátima Bezerra (PT). “O povo está atento, esclarecido. Está vendo, independente dos discursos e palavras, onde estão chegando as obras, ações dos governos”, afirmou.

Em seguida o deputado Vivaldo Costa (PSD) destacou entre outros assuntos sua expectativa com a conclusão das obras da barragem de Oiticica, no Seridó potiguar. Segundo o parlamentar, o presidente Bolsonaro está dando as condições necessárias para que o projeto seja concluído pelo Governo do Estado. O parlamentar enfatizou ainda a importância do RN buscar melhorias neste momento, em que possui dois representantes no alto escalão do Governo Federal (Rogério Marinho no Ministério do Desenvolvimento Regional e Fábio Faria no Ministério das Comunicações).

Vivaldo também destacou a esperança vinda das mais recentes notícias em torno da vacina contra a Covid-19 produzida em Oxford. Conforme o deputado, ainda este ano deverão ser vacinados grupos de risco, equipes de saúde e segurança. “Mas em meio a tudo isso é preciso redobrar atenção com idosos, para que permaneçam em casa, protegidos”, disse.

O deputado Sandro Pimentel (Psol) agradeceu à governadora Fátima Bezerra pela sanção a um projeto de sua autoria, que garante a divulgação por estabelecimentos públicos ou privados da Lei que proíbe atos discriminatórios em virtude de orientação sexual e identidade de gênero.

Os cartazes devem ser afixados em local visível, de preferência na área destinada à entrada de clientes e usuários dos serviços oferecidos nos estabelecimentos e repartições públicas. As placas devem conter a seguinte informação: “Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é ilegal e acarreta multa – Lei Estadual Nº9.036/2007”.

Por último, o deputado Francisco do PT enfatizou a importância de projeto de sua autoria, que propõe a inclusão de conteúdos da cultura potiguar na rede estadual de ensino. “Nosso estado tem diversidade cultural forte, e a cultura tem importância grande, pelo resgate da memória, da manutenção dos valores e conhecimento histórico que a população precisa. Não podemos nunca abrir mão do conhecimento que devemos repassar para juventude, futuras gerações, da história e valores tradicionais e culturais”, disse.