Desafio em 2021 é respeitar teto de gastos, diz Maia

Maia analisou que o desafio do próximo ano 'é sentar em cima do teto de gastos e não deixar ninguém mexer’ — Foto: Reprodução

Por Poder 360 — Para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Mais (DEM-RJ), o grande desafio do Brasil em 2021 é respeitar o teto de gastos. Em live com o economista Renoir Vieira nesta 4ª feira (22.jul.2020), Maia comentou a aproximação com o ministro Paulo Guedes (Economia) e disse ver uma antecipação do debate das eleições presidenciais de 2022.

“Discutir novo imposto e teto de gastos significa que a eleição de 2022 foi antecipada. Tenho essa impressão“, afirmou Maia. “Abrir o teto de gasto, criar 1 novo imposto para ter receita para gastar olhando a eleição, aí já desorganizou tudo que está sendo construído“, avaliou.

Maia analisou que o desafio do próximo ano “é sentar em cima do teto de gastos e não deixar ninguém mexer, porque as tentações são grandes, e elas vão gerar aumento de carga tributária ou de dívida, que no final acaba sendo paga pela sociedade“. O presidente da Câmara disse que, para ele, o teto de gasto só deve ser revisto depois que o país tiver concluído as discussões do sistema tributário e sobre a reforma administrativa.

Mais uma vez, Maia se mostrou contra 1 imposto nos moldes da antiga CPMF: “Para mim não faz sentido debate sobre nenhum novo imposto enquanto você não organizar o sistema tributário“. Destacou, no entanto, a importância de se concluir a reforma tributária. “Podemos fazer a reforma tributária andar na Câmara e no Senado ainda neste ano e acho que no próximo ano, um sucessor que possa continuar a agenda de reorganização do Estado brasileiro”, disse.

Maia deixa a presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2021. Ele evitou entrar em detalhes sobre a sucessão, mas colocou a reforma tributária como 1 fator importante para apoiar algum candidato: “Se eu tiver alguns votos, o meu candidato vai ser aquele que nos ajudar, aquele grupo de pessoas que nos ajudar, a aprovar reforma tributária. Acho que vai ser um legado muito importante que o parlamento vai deixar para sociedade brasileira”.

Maia comentou a aproximação com Paulo Guedes. “Tive com Paulo Guedes nesta semana e na semana passada e eu espero que a gente continue assim, dialogando, construindo, e não fazendo o enfrentamento político entre a gente“, disse.