Vivaldo Costa solicita distribuição de computadores e internet para docentes do RN

Equipamentos devem ser disponibilizados enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia — Foto: João Gilberto

Atento ao momento de pandemia pelo novo Coronavírus no Rio Grande do Norte e às consequentes limitações impostas em função do vírus, o deputado Vivaldo Costa (PSD) encaminhou requerimento ao Governo do Estado, solicitando a distribuição de computadores portáteis, com acesso gratuito à internet, aos docentes da rede pública de ensino do RN. De acordo com a proposta parlamentar, os equipamentos devem ser disponibilizados provisoriamente aos professores, enquanto durar o estado de calamidade pública decretado em decorrência da pandemia.

“O isolamento social em regime de quarentena mostrou-se o método mais efetivo na contenção da proliferação do novo Coronavírus. Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Educação implementou a permissão das atividades educacionais por meio de ensino a distância aos alunos do ensino fundamental e médio, durante o período de suspensão das aulas, sendo computados como dias letivos. Ocorre que o programa de EaD previsto pelo Estado igualmente ignora que parcela considerável do corpo docente não dispõe da tecnologia Wi-Fi em suas em suas residências”, justifica Vivaldo.

De acordo com o documento, boa parte da população costuma utilizar as redes de internet disponibilizadas por locais de atendimento ao público, como shoppings, lojas e restaurantes, os quais igualmente encontram-se limitados em razão do momento. “Desta forma, mediante a presente propositura, almeja-se solucionar tal fato, fornecendo aos professores meios de efetivamente implementar uma Educação a Distância com o mínimo de qualidade”, avalia o deputado.