Centros comerciais e shoppings sem ar-condicionado retomam atividades nesta terça-feira (21)

Praia Shopping é um dos locais que voltarão a funcionar amanhã, dia 21 de julho — Foto: Divulgação/Praia Shopping

Por Portal Agora RN — Os centros comerciais e shoppings de Natal que utilizam ventilação natural, ou seja, sem ar-condicionado, poderão voltar a funcionar nesta terça-feira (21). A reabertura do segmento corresponde a Fração 2 da Fase 2 do plano de retomada gradual de reabertura das atividades econômicas do município.

O Praia Shopping retoma suas atividades nesta terça-feira (21), em horário reduzido e com 90% das operações em funcionamento. A expectativa é que todas as lojas estejam funcionando até o fim da semana de reabertura. Obedecendo os protocolos de saúde e segurança, haverá controle de acesso com aferição de temperatura, tapetes sanitizantes e totem com álcool em gel 70% para higienização das mãos do público. Também não será permitida a entrada de funcionários ou clientes que não estejam utilizando máscaras de proteção.

Neste primeiro momento, o horário de abertura deve estar de acordo com o que determina o poder público local e será de segunda a sábado das 12h às 20h, e facultativo aos domingos e feriados (com exceção da praça de alimentação, que funciona das 12h às 20h). Já a lotérica, deverá funcionar no horário das 9h às 19h, de segunda a sexta, e das 9h às 18h, aos sábados. Os consultórios e clínicas possuem horários especiais de atendimento: os clientes que precisarem entrar no empreendimento antes do horário pré-estabelecido deverão se dirigir ao Acesso 4 (Rua Fausto Nilo), das 7h às 11h30 e Acesso 1 (pista local Av. Eng. Roberto Freire) das 12h às 20h, de segunda a sábado.

Além disso, haverá sinalização nas dependências do mall, especialmente nos locais com maior circulação de pessoas, como alguns quiosques e lotéricas, para garantir o distanciamento mínimo necessário entre uma pessoa e outra. Todos os protocolos seguidos pelo Praia Shopping são recomendados pelas autoridades locais de saúde e pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que é orientada pela equipe do Hospital Sírio Libanês.

O mall estará com todas as suas portas levantadas, o que possibilita um grande fluxo de ar e assim um ambiente mais seguro para a circulação de pessoas. A praça de alimentação também ganhou um reforço, com áreas externas para as refeições.”Os lojistas também estão sendo preparados para a reabertura, tomando os devidos cuidados para que o cliente se sinta seguro dentro de cada operação. A nossa equipe de limpeza vem sendo treinada para ser ainda mais efetiva, mais presente e constante. Desde o mês de maio, o shopping realiza desinfecções semanais e será mantida por tempo indeterminado”, afirmou a gerente geral do shopping, Danielle Leal.

O Praia Shopping aproveitou os quatro meses de isolamento para investir em melhorias para o seu público. Durante esse período, o shopping finalizou a instalação do forro estrutural de todo o prédio. Além da infraestrutura, foi possível dar andamento às obras de inauguração de três novas operações: o quiosque da Piticas e a Ruy Tattoo, que iniciam suas atividades já na reabertura; e a São Jogue, que abre as portas no próximo mês de agosto.

Shoppings com ar-condicionado

Segundo o decreto do Governo do RN, a reabertura dos shoppings que tenham ar-condicionado está prevista para o dia 5 de agosto. O Natal Shopping dos locais que está aguardando a reabertura. O shopping implementou protocolos preventivos e investiu em tecnologias especializadas para reforçar a sanitização e garantir que o ambiente dos shoppings sejam espaços ainda mais seguros para todos os seus frequentadores, com a campanha “Cuidando de você”.

Dentre as principais medidas, está a contratação de um serviço especializado em desinfecção. Equipamentos e produtos de higiene regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) serão utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros e máquinas de autoatendimento.

O Natal Shopping irá seguir as determinações dos decretos estadual e municipal e funcionar no horário reduzido determinado, até gradualmente voltar ao funcionamento convencional. Todas as lojas deverão seguir o mesmo esquema de funcionamento, exceto cinemas, operações de entretenimento e atividades infantis, que seguirão fechados até novas orientações dos órgãos públicos. Restaurantes, sorveterias e cafeterias vão continuar atendendo apenas no modelo “pague e leve” ou delivery.

Todo o time de manutenção do Natal Shopping passou por um treinamento intensivo e colaboradores e lojistas terão que realizar quinzenalmente testes de Covid-19. Luvas e máscara serão disponibilizadas aos colaboradores, que terão a temperatura aferida a cada quatro horas de jornada de trabalho.

Ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e também clientes deverão ainda usar máscaras e terão suas temperaturas corporais aferidas por um termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,3ºC seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas.

O pacote de medidas ainda inclui o controle do fluxo de pessoas com a redução da capacidade de ocupação em 50%. Controles no acesso às lojas também serão realizados de acordo com o decreto local. Pontos de álcool em gel e espuma desinfetantes também ficarão à disposição dos clientes nos corredores. O empreendimento vai contar ainda com lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras.

Os estacionamentos também ganham uma nova tecnologia. As cancelas que hoje exigem o toque no botão para liberação, vão funcionar por aproximação, sem necessidade de contato com equipamento, reduzindo o risco de contágio.

O serviço de valet, empréstimo de carrinhos de bebê, cadeira de rodas, carregadores de celulares, bebedouros seguirão suspensos. Algumas áreas do shopping como fraldário, balcão de informações e alguns banheiros também estarão fechados. Para garantir o acesso à informação, o Serviço de Atendimento ao Cliente será digitalizado e realizado pelo WhatsApp ou telefone fixo, garantindo informação e segurança.

“Nossa prioridade é zelar pela segurança das pessoas. Por isso, estamos atentos a todas as orientações dos órgãos de saúde e tomando todas as medidas necessárias para garantir um ambiente saudável para todos que irão passar diariamente no nosso shopping. Desde práticas de sanitização até serviços de apoio aos lojistas”, garante o superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado.

Com o apoio aos lojistas, o shopping segue com o serviço de entregas por drive-thru, take away, Retire Aqui e outras ferramentas de vendas online, resultado de parcerias com diferentes marketplaces, como o B2W, ZapCommerce, entre outros. A ideia é disponibilizar facilidade de compra, entrega eficaz e pagamento digital, com a confiança e eficiência que os clientes já estão acostumados.

O cliente que preferir, continua fazendo a compra pelo meio digital de cada uma das operações e escolhe a forma como deseja receber a mercadoria: ou agenda a entrega pelo drive thru ou Retire Aqui, que está montado no estacionamento G1.

Para garantir que o Natal Shopping seja um ambiente seguro para circulação, Furtado ainda reforça que é fundamental que os lojistas sigam todas as medidas orientadas pelo empreendimento. Para isso, o Natal Shopping elaborou em uma cartilha com todas as orientações e normas a serem cumpridas.

A reportagem do Agora RN tentou entrar em contato com as assessorias de comunicação do Midway Mall e Partage Norte Shopping, mas não obteve retorno até o fechamento desta publicação.