Seguindo a tendência dos novos tempos, o 3º Curta Caicó será realizado no período de 8 a 16 de agosto. O evento que seria realizado em junho foi adiado em decorrência da pandemia de Covid-19 e será realizado em formato digital. Os filmes selecionados para as mostras competitivas e paralelas estarão disponíveis no site www.curtacaico.com.br, durante o festival.
O evento também irá realizar diversas atividades formativas. Oficinas de produção de cinema, roteiro, documentário e elaboração de projetos culturais. Também serão realizados workshops, webinários, debates, homenagens e premiações. Toda a programação será divulgada no decorrer do mês de julho no site e redes sociais @curtacaico.
O Curta Caicó foi contemplado no Edital de Economia Criativa do Sebrae (RN), que garantiu a realização das atividades formativas que serão realizadas em ambiente digital. Além do Rio Grande do Norte, o festival conta com consultoria de realizadores de outros estados, como Paraíba e Pernambuco.
“O apoio do Sebrae foi fundamental para realização dessa edição online. O Curta Caicó já está bem posicionado no mapa do audiovisual nacional e o cinema é uma atividade econômica que está sendo estimulada no Seridó”, afirmou Raildon Lucena, diretor do festival.
Produção audiovisual cresce no Seridó com incentivo do Curta Caicó
A região Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, é conhecida pelas suas vocações empreendedoras. O bordado, o boné, a carne de sol e o queijo, os biscoitos e doces regionais levam o nome da Caicó país afora.
O município, cantando em verso e prosa na canção de Chico César “Prosa impúrpura do Caicó”, possui reconhecimento nacional pela realização de grandes eventos como o carnaval e a Festa de Sant´Ana, considerada Patrimônio Imaterial do Brasil.
O audiovisual também faz parte da história da cidade, que já contou com vários cinemas: Cine Rio Branco, Cine Pax, Cine São Francisco e Alvorada que agitavam o cenário local com grandes lançamentos.
E é de Caicó o filme “Boi de Prata”, de Carlos Augusto Ribeiro Jr, segundo longa-metragem produzido na história do RN no final da década de 70. A direção de fotografia é do renomado Walter Carvalho, na época em início da carreira.
Com o fechamento das salas de exibição, Caicó acompanhou a ascensão e queda das vídeo-locadoras. Para ver cinema, o caicoense precisava se deslocar mais de 100 KM, até o município de Patos (PB). O audiovisual se tornou algo distante da realidade do caicoense.
Mas, quis o destino que quase 40 anos depois da produção de “Boi de Prata” o audiovisual voltasse a ganhar força na cidade com o surgimento do Festival de Cinema Curta Caicó. Os curtas-metragens tomaram conta da tela do Centro Cultural Adjuto Dias, bem como as oficinas de cinema, os debates e as premiações. A primeira edição teve 415 filmes inscritos, número que passou para 535 na segunda edição e 662, em 2020.
A produção audiovisual regional também vem crescendo nos últimos anos. O festival recebeu apenas uma inscrição em 2018. Esse número saltou de 11 em 2019 e para 22, com representantes de nove municípios, em 2020. O audiovisual também ganhou instituições de ensino da cidade, com realização de oficinas de cinema no IFRN Campus Caicó e escolas estaduais.
O evento é realizado pela Referência Comunicação, que tem como sócios Diego Vale e Raildon Lucena. A empresa vem se destacando no cenário local com produção cultural de eventos inovadores como o 1º Encontro das Doceiras, Festival Gastronômico e Encontro de Redes Centrais de Negócios. De acordo com Diego Vale, a economia criativa é importante para o desenvolvimento regional e a vocação do Seridó traz esse respaldo e esse reconhecimento em âmbito nacional que é potencializado a partir dessas atividades culturais.
Diretor do festival, Raildon Lucena afirma que o Curta Caicó é um sonho realizado. “É uma semente que plantamos e estamos vendo germinando. É gratificante realizar atividades formativas e acompanhar o interesse de estudantes e pessoas que veem no audiovisual uma forma de expressão. De contar suas próprias histórias e narrativas. Para nós é uma grande satisfação e colocamos todo o nosso esforço e energia para realização do festival”, destacou.
O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação com apoio do Edital de Economia Criativa do Sebrae do Rio Grande do Norte. O evento conta com apoio da Rende Gás, Implarn, Replac e Sesc (RN), além dos seguintes apoios culturais: Místika, Elo Company, Centro Técnico do Audiovisual, Associação de Críticos de Cinema do RN, Cardume, UERN e IFRN.