Prefeitura de Natal anuncia reabertura do comércio a partir de 30 de junho

Em coletiva, o prefeito Álvaro Dias anunciou a reabertura do comércio de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Por G1 RN — A Prefeitura de Natal anunciou a reabertura do comércio a partir desta terça (30) na capital potiguar. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde desta segunda (29).

A medida será publicada no Diário Oficial do Município desta terça. “Tomamos a decisão, discutida com o Comitê Científico do município, que se pronunciou e aprovou, por unanimidade, a flexibilização do comércio, e o retorno lento, gradual e responsável das atividades do comércio de Natal”, disse o prefeito Álvaro Dias (PSDB).

“O retorno vai ser feito através de etapas, que serão publicizadas amanhã (30) no decreto, no Diário Oficial do Município, e serão rigorosamente fiscalizadas pela Guarda Municipal, pelos fiscais da STTU, da Semsur e do Procon”, disse o gestor municipal.

Na primeira fase, segundo o prefeito Álvaro Dias, poderão funcionar os seguintes estabelecimentos:

serviços de recursos humanos e terceirização;
atividades de informação, comunicação, agências de publicidade, designers e afins;
centros de distribuição e depósitos;
serviços sociais;
autônomos;
agências de turismo;
salão de beleza e barbearias;
lojas de até 300 metros quadrados de artigos usados; papelarias, material de escritório, variedades, climatização, bicicletas, plantas e vestuário

A decisão da Prefeitura antecipa em um dia a reabertura do comércio prevista para o dia 1º de julho no decreto estadual.

O prefeito afirmou que, caso as regras sanitárias não sejam cumpridas, o comércio pode ser fechado novamente. “Tenho preocupação das regras não serem cumpridas, como o uso de máscaras, por exemplo. Aí, sim, nós poderemos voltar atrás. Esse cumprimento das regras será fiscalizado e se houver descumprimento exagerado nós poderemos, sim, paralisar as atividades de novo, fazendo com que o comércio volte a ficar fechado”, afirmou Álvaro Dias.

Retomada das atividades econômicas no RN

O início da retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte foi condicionado ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Dentre eles, a ocupação dos leitos de UTI, que deve estar abaixo de 70%.

A primeira data prevista para reabertura de alguns comércios foi 17 de junho, mas a data foi adiada para 24 de junho porque o Estado estava com 99% dos leitos ocupados. Em 24 de junho, novamente a ocupação de leitos estava acima de 70% e a reabertura do comércio foi novamente adiada para 1º de julho.