Com foco em jovens empreendedores rurais do Nordeste, ADEL realiza ações onlines de enfrentamento à crise

No Youtube são realizados webinars com temas voltados para a economia, gestão de crise e afins. — Foto: Divulgação/ADEL

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) – fundada no Ceará, mas com atuação em todo o Nordeste – desde o início do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, adota uma série de medidas para apoiar jovens de comunidades rurais. São conteúdos onlines disponibilizados por meio dos perfis da Adel como lives no Instagram, webinars, rodas de conversa virtuais, fóruns e publicações de encartes com conteúdo. O principal objetivo é contribuir para que os negócios sejam mantidos mesmo diante da crise mundial que enfrentamos.

Os Webinars no Youtube (CLIQUE AQUI), desde o dia 16 de abril a 10 de junho, já somam mais de 1.081 visualizações, com participações ao vivo de vários especialistas que falam sobre resiliência, educação financeira, empreendedorismo, inovação, economia criativa, diversidade, dentre outros temas. Eles acontecem às quintas, sempre às 19h. Já no Instagram, foram produzidas até o momento 10 lives, também com a participação de convidados internos e externos. Todos esses eventos onlines possibilitam a interação de jovens de diversas partes do Brasil, especialmente os do Nordeste do país, em que as ações da Adel são realizadas. Para quem não conseguiu acompanhar no dia, os conteúdos que já foram ao ar estão salvos em suas respectivas redes.

Segundo a jovem Brena de Araújo Camilo, da comunidade Sitio do Meio, em Pentecoste, no Ceará, a atividade tem contribuído mesmo sendo de maneira online. Seu ramo de negócio é o da meliponicultura, que é a criação de abelhas nativas. “Acho muito importante a ideia da Adel em nos direcionar com esse apoio mais focado para o enfrentamento desta crise. Assim como em todos os outros momentos que sempre se mostrou disponível para nós”, ressalta. Para o mês de julho, a programação de lives e webinars vai permanecer.

Sobre a ADEL

A ADEL atua em todo o Nordeste estimulando o desenvolvimento local por meio do protagonismo e do empreendedorismo de jovens de comunidades rurais e agricultores/as familiares. Oferece paralela à sua atuação programática e aproveitando as expertises e os diferenciais gerados em sua história, diversos serviços em gestão ambiental para promoção do desenvolvimento sustentável de territórios rurais.