“Concurso Jovens Solistas OSRN” abre inscrições para Etapa Nacional com premiação de 3 mil reais

O Projeto Movimento Sinfônico convida jovens solistas brasileiros a se conectarem com a música e com o público — Foto: Divulgação

O “Concurso Jovens Solistas OSRN” é uma ação da temporada 2020 do projeto Movimento Sinfônico, criado com o objetivo de conectar jovens solistas de todo Brasil com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN. Em decorrência da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, todas as fases acontecem virtualmente. A Etapa Nacional está com inscrições até o dia 22 de junho e prêmio de R$ 3 mil reais.

“A música tem se destacado como uma importante parceria para a sociedade neste momento, e nós pensamos em algo que pudesse manter os jovens conectados com seus estudos, que sinalizasse uma esperança profissional e ainda que promovesse um conteúdo valoroso para nosso público”, explica a diretora de produção da OSRN, Tatiane Fernandes, sobre a motivação de lançar o concurso durante esse período.

A Etapa Nacional é dedicada a brasileiros instrumentistas ou cantores, e o primeiro colocado receberá prêmio de R$ 3 mil reais. As inscrições acontecem de 01 a 22 de junho de 2020 através do site www.osrn.com.br – Confira regulamento completo na página -. Serão selecionados até 12 candidatos para a final que ocorre no dia 30 de junho. Os finalistas são elegidos pela Comissão Avaliadora e o público é convidado a escolher o vencedor do concurso. Os nomes dos finalistas serão anunciados no dia 27 de junho e a votação popular acontece através do site da orquestra, de 28 (a partir das 9h) a 30 de junho. Vale lembrar que os vencedores da Etapa Estadual, o pianista Tiago Ferreira e o violoncelista Diego Paixão, já estão classificados para a final nacional.

As performances dos finalistas serão apresentadas durante o programa Terças Clássicas ao Vivo com o Maestro, a partir das 20h, pelos canais oficiais da OSRN, no YouTube e Facebook. O resultado da votação acontece ao vivo, após a exibição dos vídeos e encerramento da votação.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte conta com 60 músicos, direção artística do Maestro Linus Lerner e produção da Mapa Realizações Culturais que, com afinco, efetivam atividades educativas difundindo música de qualidade, seja ela erudita ou popular. Um trabalho de suma importância para o desenvolvimento cultural não somente do Estado, mas de todo o país.

A OSRN, desde a temporada de 2018, vinha executando durante as apresentações mensais no Teatro, projetos com regentes e solistas convidados, nacionais e internacionais, o que proporciona crescimento aos músicos integrantes da orquestra, uma vez que cada convidado compartilha de suas experiências artísticas. No período de pandemia, a Orquestra, como patrimônio cultural do RN, também se preocupa em expandir a musicalidade à população e levar oportunidades aos músicos do Brasil através de apresentações on-line e com o Concurso, esse, em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“O Movimento Sinfônico é um projeto de arte sinfônica que se mantém a serviço da sociedade para oferecer arte, educar, promover parcerias, reduzir as desigualdades e a exclusão social. O concurso inspira os jovens de todo país, em especial os que vivem em situação de vulnerabilidade social, a mostrarem suas habilidades artísticas com o estímulo de uma premiação”, ilustra Tatiane Fernandes.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais.