Coronavírus: Governo divulga número de internados em leitos clínicos e críticos; confira

Os números oficiais apurados até o final da noite desta quinta-feira, 21 — Foto: Sandro Menezes

O momento de combate ao novo coronavírus exige ainda mais articulação entre cidadãos, empresas, instituições e prefeituras, junto ao Governo do Estado, para aumentar o isolamento social que é a única forma de reduzir a disseminação do vírus e a crescente ocorrências de casos de Covid-19 que levam a óbitos.

Os números oficiais apurados até o final da noite desta quinta-feira, 21, registram 420 pessoas internadas, entre casos confirmados e suspeitos. A fila da regulação, ou seja, as pessoas que estão aguardando internação em leitos específicos para Covid-19, tinha até o final da manhã desta sexta-feira, 22, 13 pacientes com prioridade 1 (UTI), 6 com prioridade 2 (semi-uti) e 50 pessoas com prioridade 3 (enfermaria e estabilização).

Este quadro de superlotação aproxima a rede hospitalar do colapso. A taxa de ocupação de leitos críticos e clínicos na rede pública é de 96% em Natal e região Metropolitana; 97% em Mossoró; 58% no Seridó e 25% em Pau dos Ferros. “A pandemia cresce e invade, inclusive, hospitais não específicos para Covid-19 como é o caso do Hospital Santa Catarina em Natal”, informou Petrônio Spinelli, secretário adjunto de Saúde do Estado, em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, na Escola de Governo.

“Estamos abrindo leitos, mas se não aumentar o isolamento social, vamos chegar ao colapso em breve. A sociedade tem que fazer valer os decretos e as orientações. Cada um é responsável por isso. A administração pública pode fazer muita coisa e está fazendo, mas, efetivamente, quem faz acontecer o isolamento é cada um de nós”, pontuou o secretário.

A subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Alessandra Luchesi, informou que os registros até o final da noite da última quinta-feira são os seguintes: 12.920 casos suspeitos, 4.251 confirmados, 9.590 descartados. Os óbitos confirmados em consequência da Covid-19 são 181 e 47 óbitos estão em investigação, aguardando resultado dos exames.

Nesta quinta-feira, 22, o Governo do RN abriu mais 14 leitos em Mossoró, no Hospital Rafael Fernandes, sendo 2 de estabilização e 12 clínicos. O Estado trabalha para a abertura de mais 10 vagas no Hospital São Luiz. Em Natal, avança a viabilização de leitos na Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer. A previsão é abrir de 10 a 20 leitos nos próximos dias.

FISCALIZAÇÃO

A orientação mais recente do decreto do Governo do Estado para que as prefeituras restrinjam o acesso à orla marítima nos finais de semana deve ser efetivada por meio de decretos municipais. A Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) dará apoio à realização das blitzen e barreiras sanitárias.

O titular da Sesed, Francisco Araújo, lembrou que a redução da circulação de pessoas nas cidades deve também acontecer na orla marítima para minimizar as possibilidades de contaminação. O sistema de segurança estadual está trabalhando em mais de 15 municípios onde as prefeituras decretaram medidas restritivas. O trabalho acontece com policiais militares e civis, militares do Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil, guardas municipais e técnicos das secretarias de saúde do Estado e dos municípios.

“Inicialmente fazemos a fiscalização orientando pessoas e estabelecimentos. Se houver desrespeito às medidas protetivas, a pessoa é conduzida à delegacia onde é registrada a ocorrência”, informou Francisco Araújo.