Dez pacientes de Covid-19 aguardam leitos de UTI na Grande Natal, diz secretário

Dez pacientes de Covid-19 aguardam leitos de UTI na Grande Natal — Foto: Sandro Menezes

Por Rafael Barbosa, G1 RN — Dez pacientes de Covid-19 aguardavam por UTIs até a manhã deste sábado (9) somente na Região Metropolitana de Natal. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde Pública do Estado, Cipriano Maia, durante entrevista coletiva.

O número de pessoas esperando por esses leitos varia durante o dia, por causa das altas recebidas por outros internados, e pode aumentar, ou diminuir. De todo modo, para a SESAP, acende uma luz de alerta sobre a demanda de casos do novo coronavírus em detrimento da estrutura da rede de saúde.

Durante a coletiva, o secretário alertou para a ameaça de colapso no sistema de saúde estadual e pediu o cumprimento das medidas de isolamento social. “O aumento dos números de casos está relacionado com o relaxamento do isolamento social que vem acontecendo no Rio Grande do Norte”, afirma.

“A situação na Região Metropolitana é muito crítica, como já havíamos alertado e vem se concretizando”, reforça.

Cipriano Maia revela que, apesar da previsão de abertura de novos leitos, a essa expansão deve demorar alguns dias. Para os leitos de Unidade de Terapia Intensiva é ainda mais difícil, segundo ele, porque há dificuldade na compra de equipamentos. “Mesmo o que já foram comprados ainda não chegaram”, diz.

Segundo os dados da Secretaria de Saúde, o Rio Grande do Norte tem hoje 285 pessoas internadas com Covid-19 nas redes pública e privada. Destas, 142 estão em leitos clínicos, 54 nos semi-intensivos e 89 na UTI.

Nas últimas 24 horas, o estado potiguar registrou seis novos óbitos e 98 casos confirmados de Covid-19, segundo o boletim a Secretaria Estadual de Saúde divulgado na manhã deste sábado (9). Com isso, o estado chega a 87 mortes pela doença e 1.919 pessoas com o novo coronavírus. Outras 30 mortes estão sob investigação, para que se identifique se foram causadas pelo vírus.