Ubaldo Fernandes propõe campanha de racionalização do consumo de água no RN

De acordo com o projeto, a campanha será por meio de peças publicitárias de cunho educativo — Foto: Assessoria.

Com a pandemia do coronavírus, aumentou, também, o consumo de água entre os Norte-rio-grandenses. “Uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) é para lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos, várias vezes ao dia. Isso fez com que a população abrisse mais as torneiras. Num Estado em que a seca é uma constante, esse maior consumo de água nos preocupa”, diz o deputado Ubaldo Fernandes. Ele propôs um projeto de lei para que o Governo do Estado promova uma campanha educacional sobre o consumo inteligente da água.

De acordo com o projeto, a Campanha de Racionalização de Consumo de Água será implementada por meio de peças publicitárias de cunho educativo, inseridas nos veículos de comunicação em geral. Prevê ainda atividades educativas e informativas no âmbito da rede pública de ensino do Estado, extensível à rede pública municipal de ensino, por meio de convênio; além de parcerias com municípios ou outros entes públicos ou privados.

“Nosso objetivo é informar a população de maneira a desenvolver a consciência sobre a necessidade de reduzir o consumo de água. O importante é estimular a população a reaproveitar as águas servidas”, justifica o deputado. Para isso, a campanha contaria com o apoio e parceria fundamental da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). “A CAERN tem know how para prestar orientação e apoio técnico à população”, afirma Ubaldo Fernandes. A campanha prevê ainda a instrução sobre os usos para os quais pode ser destinado esse recurso, estimulando a instalação de sistemas de captação, armazenamento e uso de águas pluviais, prestando orientação e apoio técnico à população.