48% têm medo ‘grande’ de perder o emprego na pandemia, diz pesquisa

86% são a favor do isolamento social — Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por Poder 360 — Pesquisa da FSB encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica que 48% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho têm medo “grande” ou “muito grande” de perder o emprego por causa da pandemia de covid-19. Outros 22% não têm essa preocupação.

O levantamento foi realizado de 2 a 4 de maio e ouviu 2.005 pessoas por telefone nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Eis a íntegra (26 mb).

O Ministério da Economia registrou até 4ª feira (6.mai.2020) mais de 6 milhões de acordos entre empresas e empregados para reduzir jornada e salário ou suspender contratos durante a crise provocada pela pandemia de coronavírus. Segundo o governo, este número representa os “empregos preservados” até agora durante a pandemia.

Mas mesmo com esses esforços, o IBGE indicou 1 aumento de 1,2 milhões de desempregados no 1º trimestre deste ano. Ao todo, são 12,2% dos brasileiros desalentados, cerca de 12,9 milhões de pessoas.

O estudo também reforça que há uma grande percepção de risco em relação aos efeitos negativos da covid-19. Cerca de ⅔ da população (67%) disseram que o impacto na economia brasileira será “muito grande”. Os que acham que o setor será pouco ou nada abalado são 3%.

O levantamento também mediu a percepção de gastos futuros dos entrevistados. Disseram que irão reduzir o consumo de pelo menos 1 produto no período pós-pandemia 76% dos entrevistados. Outros 25% afirmaram que nada mudará.

PANDEMIA NO BRASIL

A pesquisa afirma que 42% dos brasileiros acham que a situação da pandemia no Brasil é “muito grave”. Outros 38% acreditam que é grave, enquanto 9% disseram que é “mais ou menos grave”.

Os que minimizam o coronavírus no país somam 10%.

O levantamento também mostra que 33% dos entrevistados afirmaram pertencer ao grupo de maior risco da doença (idosos e pessoas com comorbidades). Outros 67% não se enquadram na categoria.

Para tentar frear o avanço da covid-19 no país, governadores e prefeitos estão impondo uma série de restrições de circulação.

A pesquisa questionou os entrevistados sobre as medidas de isolamento social. Os resultados indicam que 86% dos brasileiros são a favor, enquanto 11% são contra. Outros 3% não são nem a favor, nem contra.

MEDO DE MORRER

Pesquisa do DataPoder360 divulgada no sábado (2.mai) reforça a preocupação dos brasileiros com o avanço do coronavírus no país. O levantamento mostrou que 26% dos brasileiros acham que “têm chance de morrer” caso peguem covid-19. Outros 41% descartam essa possibilidade e 33% não souberam ou não responderam.

É importante registrar, no entanto, que nada indica que a taxa de mortalidade seja equivalente ao que pensam os brasileiros a respeito da doença –que 26% dos que contraírem a covid-19 podem morrer.

O Brasil hoje registra uma letalidade de 7% das pessoas que foram diagnosticadas com a doença. A taxa real, no entanto, é muito menor em razão da grande subnotificação de casos.