Projeto de Kelps sobre democracia digital será debatido em seminário nacional

A primeira videoconferência da RAPS e do ITS será às 19h — Foto: Eduardo Maia

O projeto do deputado estadual Kelps Lima (SDD), sobre democracia digital, será tema de debate em seminário nacional realizado por videoconferência e promovido pela RAPS (Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – de São Paulo) e o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade – do Rio de Janeiro). A palestra do parlamentar faz parte de uma série de videoconferências nacionais de atualização dos modelos de prática política com uso da tecnologia que acontecem a partir desta segunda-feira (27).

A primeira videoconferência da RAPS e do ITS será às 19h, tendo como tema o projeto de democracia digital lançado pelo mandato do deputado Kelps Lima no Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, ele irá explicar como conseguiu vencer barreiras culturais e técnicas para criar o projeto de lei de iniciativa popular com assinaturas digitais.

“Essa lei tira a exclusividade dos políticos, que em alguns casos se elegem e se desconectam da população”, disse Kelps Lima, ressaltando que a aprovação da lei coloca a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte como a “mais moderna do mundo”. “A lei também coloca o cidadão dentro da Assembleia como protagonista”, disse Kelps.

A lei criada por Kelps permite a validação de aplicativos de celulares no processo de captação de lista de assinaturas digitais para proposição de projetos de lei na Assembleia Legislativa do RN. Junto com Kelps também será palestrante a coordenadora de programas e pesquisadora do ITS, Debora Albu.