‘Neto da Panelada’ morre com coronavírus em Mossoró; ‘Homem honesto e correto’, diz filho

Elias Fernandes Jales Neto, o Neto da Panelada, morreu em Mossoró vítima de Covid-19 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Rafael Barbosa, G1 RN — O comerciante e advogado Elias Fernandes Jales Neto foi uma das pessoas que tiveram morte por Covid-19 confirmada nesta quarta-feira (8) pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. Ele trabalhava no mercado de Mossoró, no Oeste potiguar, onde era conhecido por Neto da Panelada. “Homem honesto e correto no que fazia”, resume o filho, Jerônimo Jales.

Neto tinha 58 anos de idade e sofria de hipertensão, diabetes e problemas renais. Jerônimo, o mais velho dos quatro filhos, conta que o pai trabalhava de manhã no mercado e à tarde em seu escritório de advocacia.

“Ele mesmo preparava as paneladas, quando chegava em casa do mercado, ao meio-dia. Ia para o escritório e deixava a comida sendo feita até voltar. De madrugada, ia para o mercado vender e voltava de novo ao meio-dia. Era a rotina dele”, relata. A panelada é uma comida típica nordestina, uma espécie de cozinho com peças de boi.

Neto começou vender a comida junto com o pai, e construiu a família comercializando a iguaria, que também o ajudou a se formar em Direito. Advogava, mas mantinha a paixão pelo comércio e pela panelada. O contador Rannieri Oliveira era cliente há 16 anos. Depois de tanto tempo de convivência, virou amigo. “Era uma pessoa excepcional. Mossoró está de luto”, diz.

Rannieri lembra que frequentava quase que diariamente o mercado, para comer as paneladas de Neto. “Comecei em 2004, levado por um tio. No começo, eu ia todo dia, mesmo”, relembra. O contador recebeu a notícia da morte por telefone e lamentou pelo comerciante não poder ter o enterro “que merecia”.

“Se fosse em dias normais, ia ter muita gente lá para se despedir dele. Neto era muito querido aqui (Mossoró) e também em cidades vizinhas. Foi um dia triste, pois ele teve um enterro solitário”. Por ter morrido do novo coronavírus, Elias Neto não pôde ter um sepultamento aberto.

Jerônimo Jales afirma que o pai começou a sentir os sintomas do novo coronavírus no dia 20 de março. No dia 22, procurou o hospital, onde foi medicado e liberado para ir pra casa. No dia seguinte, voltou à unidade de saúde, pois os sintomas não haviam passado.

“A partir do dia 23 ele ficou internado. No dia 29 de março foi levado à UTI e lá ficou até ontem”. Elias Jales Neto teve a morte confirmada nesta terça-feira (7). Além dele, também morreram mais uma pessoa em Mossoró e uma criança recém-nascida em Natal. Esta última foi a vítima fatal do vírus mais jovem do país.

No total, são 11 mortos no estado potiguar. Os dados são do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o documento, o RN tem 261 casos confirmados da Covid-19 e 2.619 casos suspeitos.