Bebê recém-nascido morre com coronavírus em Natal e é o mais jovem a morrer pela doença no Brasil

Bebê tinha quatro dias de vida. Na sexta (3) um bebê de três meses morreu no Ceará — Foto: Freepik

Por Fernanda Zauli e Igor Jácome, G1 RN — Um bebê recém-nascido, com quatro dias de vida, diagnosticado com coronavírus morreu na terça-feira (7) em Natal. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira (8). Essa é a terceira morte registrada na capital potiguar e a 11ª no Rio Grande do Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal chegou a informar, por meio de nota, que o parto aconteceu no dia 2 de abril, mas corrigiu a informação em seguida e disse que o bebê nasceu na madrugada do dia 3.

A Covid-19 tende a se desenvolver de forma mais grave em pessoas com idade acima de 60 e com outras doenças associadas, como as respiratórias e as cardíacas. No entanto, há pelo menos dois casos de morte de bebês pela doença no Brasil. Nesta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará confirmou a morte de uma bebê de três meses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, o bebê nasceu prematuro no dia 3 de abril, com 30 semanas de gestação, apresentou insuficiência respiratória e ficou na UTI neonatal. A pasta não informou, no entanto, se a criança já nasceu com o problema respiratório ou se era resultado da doença. Também não foi informado se ele possuía outras doenças associadas.

Quando deu entrada na maternidade, no dia 2 de abril, a mãe apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer, segundo a SMS. A mãe fez o exame e aguarda o resultado do Lacen. Ela encontra-se em isolamento domiciliar.

Secretaria de Saúde investiga contaminação

A secretaria está investigando como se deu a contaminação do recém-nascido. “É um caso que ainda está em investigação. Por mais que o teste tenha dado positivo, ainda não se sabe se o contágio foi pós-parto, precisa de um aprofundamento da investigação (sobre a contaminação) com os parentes”, disse o secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli.

Nesta quarta, outro caso de bebê infectado pelo Sars-Cov-2 foi confirmado na Bahia. O teste foi feito na criança recém-nascida após a mãe dela, que tinha 28 anos, morrer com a doença. Segundo o pai da criança, ela está isolada sem sintomas.

A primeira morte registrada em Natal foi de Matheus Aciole, de 23 anos. A segunda morte foi da médica Maria Altamira de Oliveira, de 71 anos.

De acordo com o boletim divulgado nesta quarta (8) pela Sesap, o RN tem 261 casos confirmados de coronavírus e 2.619 casos suspeitos.