Brasil tem ao menos 23 mil testes de coronavírus à espera do resultado

Falta de distribuição maciça de kits dificulta cálculo de como a Covid-19 se espalha no país — Foto: Freepik

Por Eduardo Pierre*, G1 Rio — O Brasil tem ao menos 23,6 mil testes do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda à espera do resultado. Esse número é 3,4 vezes maior que o total de casos confirmados (6,9 mil) no balanço mais recente das Secretarias de Saúde. Para especialistas ouvidos pelo G1, tal discrepância indica que pode haver muito mais gente com a doença Covid-19 no país.

Essa subnotificação de registros tem duas causas:

a falta de testagem maciça no Brasil;

e a demora para finalizar essas análises já iniciadas mas não concluídas.

Pesquisadores explicam que esse cenário – quantidade de kits insuficiente e gargalo na hora de analisar as amostras coletadas – dificulta a realização de cálculos que mostrem o real avanço do surto por aqui. E fazem um alerta: como o Ministério da Saúde recomenda que sejam testados apenas pacientes graves, existe a chance de ser considerável o percentual de “positivos” nesse universo de pessoas já submetidas ao exame.

O G1 procurou as Secretarias de Saúde de todos os Estados e do Distrito Federal para saber quantos testes estão na fila. Apenas nove responderam: Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo (veja os números na tabela abaixo).

O RJ, segundo estado com mais casos e mais mortes, não informou os números até a última atualização desta reportagem. Veja a matéria completa aqui.