Missas da Semana Santa serão realizadas sem presença de fiéis no RN

Medida é preventiva ao coronavírus e atende determinação do Governo do Estado — Foto: Arquidiocese de Natal/Divulgação

As missas da Semana Santa vão acontecer com as igrejas com portas fechadas e sem a presença de público no Rio Grande do Norte. Essa é a determinação publicada nesta quinta-feira (26) pela Arquidiocese de Natal, com base no decreto do Governo do RN que proíbe eventos com mais de 20 pessoas e outras recomendações de prevenção ao novo coronavírus.

A determinação diz que “os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na igreja Catedral e na igreja matriz de cada Paróquia e/ou Área Pastoral, sem a participação do povo, a portas fechadas, com a presença de uma restrita equipe celebrativa de apoio”.

O documento diz ainda que as celebrações devem ser, na medida do possível, transmitidas ao vido pelas plataformas digitais e os fiéis informados antecipadamente dos horários.

O Domingo de Ramos será celebrado na Igreja Catedral, “seguindo a segunda forma prevista no Missal Romano e, nas igrejas matrizes, adote-se o terceiro modo”. A missa crismal, por sua vez, será adiada e a nova data informada após a pandemia.

A determinação da Arquidiocese concede também que todos os sacerdotes terão a faculdade de celebrar a Quinta-feira Santa, em qualquer lugar adequado desde que não haja reuniões acima do determinado pelo governo. “O lava-pés seja omitido. No término da missa, omite-se a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário”, diz o documento.

A Sexta-feira Santa será celebrada nas igrejas matrizes. O rito de adoração da cruz, com o beijo, deve ser restrito ao presidente da celebração. As intenções da oração universal serão pelas vítimas da pandemia.

Estão suspensas também as procissões e outros atos comunitários relacionados à celebrações da Semana Santa. Outras recomendações estão no site da Arquidiocese. (CLIQUE AQUI).