Coronavírus: SESAP recomenda suspensão de eventos com mais de 100 pessoas e jogos do estadual com portões fechados

Sesap e SMS em entrevista coletiva nesta sexta (13) sobre o 1º caso de coronavírus no RN — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

Por Bruno Vital, G1 RN — A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) recomenda a suspensão de eventos com aglomerações acima de 100 pessoas, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado, na quinta-feira (12).

A SESAP orienta que shows, festas e missas sejam canceladas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As informações foram repassadas à imprensa em coletiva nesta sexta (13). Segundo o chefe da pasta, Cipriano Maia, ainda não é necessária a suspensão das aulas das redes públicas de ensino.

A secretaria informou ainda que irá pedir a Federação Norte-rio-grandense de Futebol que os jogos do Campeonato Potiguar sejam esvaziados e aconteçam com os portões fechados, sem a presença de torcedores. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (13) em coletiva, na Escola de Governo.

Embora não haja transmissão local do vírus – quando o paciente é infectado dentro do estado, sem ter viajado para os países que registram casos da doença – a secretaria adotou a medida como forma de precaução, a exemplo de outros locais do Brasil e do Mundo.

“Essa é uma medida que vem sendo tomada em todo mundo. Nós estamos recomendando o adiamento ou suspensão de todos os eventos que tenham aglomeração de pessoas. Além desse distanciamento, as atividades educativas de proteção devem ser intensificadas nos próximos dias, principalmente entre as pessoas idosas”, afirmou Cipriano Maia, secretário de saúde do RN.

A SESAP está monitorando 17 pessoas que tiveram contato com a paciente que é o primeiro caso confirmado de coronavírus no RN.

Atualmente, o RN tem 17 casos suspeitos, 15 descartados e 1 confirmado. Dos 15 descartados, 11 testaram positivo para outras síndromes respiratórias como H1N1, influenza A e influenza B. Entre suspeitos, descartados e confirmados, os casos estão distribuídos em Frutuoso Gomes, Baía Formosa, Caicó, Macaíba, Goianinha, Mossoró, Parnamirim e Natal.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1