FENECITI reúne sociedade, empresas, instituições públicas e privadas a partir desta sexta-feira em Pau dos Ferros

Evento contará com Espaço Inovação para universidades e centros federais de ensino da região — Foto: Divulgação

Dentro de poucos dias, o município de Pau dos Ferros vai sediar àquele que já é considerado um dos melhores eventos de negócios do Alto Oeste Potiguar, a Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – FENECITI, marcada para os dias 06 e 07 de março, na Praça de Eventos da cidade, das 17h às 22h.

Aberta ao público, tem a finalidade de, em um só lugar, reunir e gerar oportunidades aos empreendedores, empresários e pesquisadores da região para potencializar os seus negócios como forma de impulsionar a economia do local e, consequentemente, a do Rio Grande do Norte, com destaque para os projetos em apicultura, desenvolvimento de aplicativos, área da educação, saúde e de alimentos.

É realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, em parceria com a FCDL/RN, CDL de Pau dos Ferros, Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros e FAPERN. E, para alcançar esse título de uma das maiores no âmbito dos negócios, a Feira conta com parceiros engajados e conscientes da relevância de tal para o RN, como é o caso do Sistema Fecomércio RN, parceiro desde o início. Neste ano a Fecomércio RN, através do SENAC-RN, garantiu o patrocínio para a edição de Pau dos Ferros e confirmou participação nas outras três realizações: Nova Cruz, Assú e São Paulo do Potengi.

“Por ser um evento que mobiliza o segmento produtivo da região Oeste Potiguar e que estimula a sinergia com os polos de conhecimento e tecnologia (notadamente universidades e centros federais de ensino), a Feneciti é um evento com grande potencial para promover a otimização de processos e produção das empresas locais, com ganhos inequívocos para as próprias empresas, para os consumidores delas e, por consequência, para a economia como um todo. Sem dúvida é uma iniciativa que merece nosso aplauso e apoio”, declara Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN.

A Feira conta também com o apoio do SEBRAE, CAERN, FIERN, AGN e Banco do Nordeste. No local, haverá mais de 80 estandes com várias empresas; o Espaço Inovação e, uma programação musical com shows de João Neto Pegadão e Skema Sertanejo, na sexta (06) e André Luví e Everaldo Miguel, no sábado (07), com início sempre às 22h.

IFRN no Espaço Inovação

Além das dezenas de estandes presentes, para expor também as novidades em pesquisas e ações realizadas por meio das universidades e centros federais de ensino da região, a organização reserva o Espaço Inovação.

Entre as instituições presentes no Espaço, está o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Pau dos Ferros. Os alunos levarão ao local, projetos na área da apicultura, como: a colmeia de observação com abelhas; uma coleção de abelhas nativas; cosméticos produzidos a base de produtos apícolas e ainda uma demonstração de análise da qualidade do mel. Já no âmbito da informática, muita coisa sobre a robótica e apresentação do aplicativo Bee Check (aplicativo para monitoramento de colmeias).

Na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), o IFRN apresenta o mecanismo que monitora e regula o nível de água em caixas d’água domésticas; o curso de química estará presente na exposição com alguns jogos didáticos e experimentos demonstrativos; a Unidade Industrial Escola e o Curso de Alimentos com produtos como a geleia de banana, doce de leite e a bala de doce de leite e, a Incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento de Alimentos e Serviços (ITIPAS) com duas de suas empresas incubadas, a Besche Tecnologia e a Plug Pay.

Para o coordenador de extensão do IFRN – Pau dos Ferros, Júnior Sales, esta é uma oportunidade de se aproximar ainda mais da sociedade. “É importante mostrarmos às pessoas para que elas conheçam e estejam cada vez mais próximas das ações desempenhadas em nossa Instituição, sejam elas na área do ensino, da pesquisa e da extensão”, explica o coordenador Júnior Sales. Além do IFRN, também marcam presença no Espaço Inovação, o campus Pau dos Ferros da UFERSA, da UERN e da UnP.

SERVIÇO

A CDL do município segue com a comercialização dos estandes. Os interessados devem buscar mais informações através do número (84) 3351-2507. Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo: @Feneciti.