Violência das torcidas de futebol do RN será debatida na Assembleia Legislativa

A audiência pública será na quinta-feira (5), às 14h, no Auditório Deputado Cortez Pereira — Foto: João Gilberto

Na próxima quinta-feira, dia 5, às 14h, o Deputado Ubaldo Fernandes (PL) promoverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa, com o tema “A violência das torcidas de futebol no Rio Grande do Norte”. O assunto foi escolhido pelo parlamentar após o aumento dos registros de espancamento, brigas e confrontos entre torcedores e até entre torcedores e policiais, especialmente no entorno dos estádios de futebol. “Não podemos deixar que um esporte tão popular e querido das famílias potiguares se transforme num pretexto para um campo de batalha. Precisamos coibir esta violência e discutir com as autoridades competentes de que forma podemos fazê-lo”, diz Ubaldo Fernandes.

O último registro ocorrido em Natal foi um confronto entre integrantes de torcidas organizadas de América-RN e CRB, no dia 15 de fevereiro, antes do jogo entre as duas equipes pela Copa do Nordeste. Na briga, um torcedor do CRB foi espancado com pontapés e pedradas na cabeça. Ninguém foi preso e a torcida organizada do América – a Máfia Vermelha- foi proibida de ter acesso aos estádios do Rio Grande do Norte por 10 jogos. Em 18 de fevereiro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) lançou a campanha “Vista-se de Paz e vá ao estádio”, pela paz nos estádios de futebol. Como órgão fiscalizador do poder público, o MPRN montou também uma comissão especial para acompanhar os inquéritos que dizem respeito aos torcedores violentos.

O promotor da Comissão de Defesa do Estatuto do Torcedor do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Marinho, apontou algumas medidas já adotadas, como o monitoramento das torcidas organizadas e também dos que usam tornozeleira eletrônica por parte dos agentes penitenciários. “Também emitidos uma recomendação à Polícia Militar para que não deixe torcedores com camisas de outros times que não estão em campo entrarem nos estádios, evitando qualquer tipo de provocação”, disse o promotor.

Para a audiência pública proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes, foram convidados, além do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Segurança Pública, representantes das principais torcidas organizadas do Rio Grande do Norte. Através do debate, se pretende chegar a outras medidas que afastem os maus torcedores dos estádios. A audiência pública será na quinta-feira (5), às 14h, no Auditório Deputado Cortez Pereira, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A audiência pública será na quinta-feira (5), às 14h, no Auditório Deputado Cortez Pereira — Foto: Divulgação