Repatriado de Wuhan desembarca em Natal após quarentena por coronavírus

Mauro Hart desembarcou em Natal e foi recebido com festa por amigos e familiares. — Foto: Bruno Vital/G1

Por Bruno Vital, G1 RN — O piloto comercial Mauro Hart, de 59 anos, chegou a Natal na tarde desta segunda-feira (24) depois de passar um mês em quarentena para avaliar uma possível contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). O gaúcho que tem residência em Natal estava em Wuhan, cidade considerada o epicentro da doença.

Hart, que já trabalhou na Força Aérea Brasileira, passou 15 dias confinado com outros brasileiros na província chinesa antes de chegar ao Brasil em 9 de fevereiro, onde ficou por mais 15 dias isolado em Anápolis, Goiás. Ele chegou à capital potiguar por volta das 12h e teve uma recepção de celebridade. Familiares e amigos aguardavam o piloto desde as primeiras horas da manhã. Em Natal, Mauro vive com a esposa e três filhos.

“É uma sensação de alívio encontrar minha família aqui reunida depois de tudo isso. Tive a sensação de que iria ficar preso lá, mas com muita calma e experiência, que adquiri na minha carreira, consegui tranquilizar a minha mente. Depois que chegamos ao Brasil tudo foi mais tranquilo. Passamos por três exames e nenhum sintoma foi encontrado. Agora o pior já passou”, disse o piloto da China Eastern Airlines ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Natal.

A previsão era de que o período de isolamento durasse até a quinta-feira (27), mas com a confirmação de que nenhum dos 58 brasileiros foram infectados, a quarentena foi reduzida. “Fiquei receosa a princípio porque existia a possibilidade dele não vir, mas ele é muito tranquilo e sempre estava em contato comigo por isso não tive medo. Estava preocupada, mas ele é muito calmo e isso me acalmou também”, afirma a turismóloga Andréa Hart, esposa de Mauro.

O grupo passou por três baterias de testes para descartar contaminação pelo novo coronavírus. Segundo o Ministério da Defesa, o último exame foi feito na sexta-feira (21) e apontou novamente resultado negativo. Os brasileiros que estavam com o piloto comercial na quarentena deixaram Anápolis com destino a outras oito unidades federativas: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pará, Maranhão e Distrito Federal.

Mauro Hart encontra família no aeroporto — Foto: Bruno Vital/G1

Experiência vai virar livro

Durante a quarentena no Brasil, Mauro relatou dias tranquilos pela familiaridade com o ambiente militar. Hart ocupava o tempo livre com leitura e se comunicava com a esposa Andréa pela internet. “Passo seis semanas na China e três em Natal então minha família já está acostumada com isso. Foi uma coisa que me ajudou também na quarentena, ter essa experiência”.

A tensão causada pelo surgimento do novo coronavírus será contada em seu segundo livro, com lançamento previsto para “os próximos meses”. Na primeira publicação, Hart relata a experiência servindo o Brasil como piloto da Aeronáutica nas páginas de “Piloto Expatriado”, de 2014.

Não é a primeira vez que o gaúcho morador de Ponta Negra vive de perto uma epidemia causada pelo coronavírus. Entre 2002 e 2008, Mauro morou em Taiwan e presenciou de perto o surto de síndrome respiratória aguda grave (SARS na sigla em inglês), doença respiratória causada pela família viral coronavírus. A SARS matou cerca de 774 pessoas entre 2002 e 2003.

“Eu tô muito experiente em epidemias e muito experiente em como me cuidar também. Digamos que agora eu terminei o meu aperfeiçoamento lá em Wuhan. Aprendi muita coisa durante o período da SARS. Naquela época eu escrevi um livro contanto essa experiência e agora vou fazer essa espécie de parte dois do ‘Piloto Expatriado’. O coronavírus ia ser só um capítulo, mas isso cresceu tanto que o livro vai ter um destaque especial para essa história”, conta.

Familiares aguardavam chegada do piloto desde as primeiras horas da manhã — Foto: Bruno Vital/G1