Pescadores faz carinho em peixe-boi no litoral do RN e biólogos alertam sobre riscos

Animal foi visto em uma praia no município de Maxaranguape — Foto: Reprodução

Por G1 RN — Um peixe-boi apareceu nesta sexta-feira (14) numa área rasa de uma praia do município de Maxaranguape, no litoral Norte potiguar. O animal ficou próximos a barcos parados e recebeu carinhos dos pescadores, que brincavam dizendo que “o animal até dorme” enquanto é alisado. Essa aproximação foi registrada em vídeos pelos próprios trabalhadores da região.

De acordo com os biólogos do projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a interação com os pescadores indica que esse peixe-boi é um animal reintroduzido no mar depois de ter passado algum tempo em cativeiro para estudos e recuperação. O contato com o animal, no entanto, não é o indicado, eles alertam.

Segundo os biólogos do Cetáceos, apesar de não serem animais ferozes, os peixes-boi podem machucar as pessoas. A aproximação humana também não é recomendada pela possibilidade de transmissão de doenças do animal para as pessoas ou até o inverso.

Os pesquisadores do projeto recomendam que as pessoas se afastem caso o animal cheguem perto e não ofereçam nenhum tipo de alimento ou água. “Estes animais estão na natureza, onde possui a alimentação necessária para a sobrevivência deles”, cita o Cetáceos.

Veterinários e biólogos do programa foram destacados até Maxaranguape para fazerem o monitoramento desse peixe-boi. Segundo o Cetáceos, atualmente três peixes-boi que foram reintroduzidos e estão sem equipamento de localização por radiometria podem estar na região. Esse peixe-boi tem aparecido no litoral potiguar desde semana passada e nos últimos três dias foi visto na mesma praia, de acordo com o projeto.

O peixe-boi é uma espécie de mamíferos aquática ameaçada de extinção. O molestamento deles e até mesmo a interação é proibida e pode ocasionar em prisão ou multa. A caça e consumo também são proibidos, resultando em prisão inafiançável. (VEJA VÍDEO)

Reintrodução

O programa de reintrodução de peixe-boi no Brasil acontece de 1994 e é realizado pelo ICMBio com a ajuda de parceiros. Ao todo, 48 peixes-bois já foram resgatados pelas instituições da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordestes (REMANE), dentre elas o PCCB-UERN e o CEMAM.

Caso algum peixe-boi seja encontrado, o projeto Cetáceos pede para ser comunicado através dos números (84) 98843-4621 (para Areia Branca e Região) e (84) 99943-0058 (para Natal e Região).