Prefeitura de Guamaré incentiva a agricultura familiar com lei de compras municipal com influência do Pecafes

O programa fomenta a produção sustentável, o beneficiamento de alimentos e à geração de renda aos agricultores — Foto: Assessoria

Em 2020 os agricultores familiares do município de Guamaré também poderão participar do Programa Municipal de Compras Governamentais que teve como influência o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes) do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). Assegurando que 30% dos custos com aquisição de gêneros alimentícios do município deverão ser produtos oriundos da agricultura familiar.

O Programa Municipal de Compras Governamentais da Agricultura Familiares e Econômica Solidária (Promcapes) da Prefeitura de Guamaré foi criado por meio da Lei municipal nº 753/2019 e sancionada em 26 de dezembro de 2019.

Com o objetivo incentivar e fortalecer a Agricultura Familiar, promover inclusão econômica e social, o programa fomenta a produção sustentável, o beneficiamento de alimentos e à geração de renda aos agricultores.

Para o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, “Com essa iniciativa a Prefeitura de Guamaré está incluído os agricultores no mercado local, mas um nicho de renda para os pequenos produtores. O Pecafes assegura o desenvolvimento rural sustentável, a promoção da segurança e soberania alimentar e nutricional e o incremento à geração de trabalho e renda. Esperamos que outros municípios também possam criar seus programas e incentivar a agricultura local”, enfatizou o titular da Sedraf.

De acordo com o prefeito de Guamaré, Francisco Adriano, “Em breve lançaremos os editais para o fornecimento este ano. Serão investidos mais de R$ 500 mil Reais na aquisição de alimentos aos agricultores familiares. Estimamos que mais de 500 agricultores participem do programa fornecendo produtos da agricultura familiar para o município”, informou o prefeito.