Tremor de terra é registrado a 50 quilômetros de Natal

Evento foi percebido por estações da Rede Sismográfica Brasileira operadas por técnicos da UFRN — Foto: LabSis/UFRN

Por Portal Agora RN — Um tremor de terra foi registrado na manhã de segunda-feira, 13, na cidade de Taipu, distante 50 quilômetros de Natal. O evento foi percebido por estações da Rede Sismográfica Brasileira operadas por técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN (LabSis), a atividade sísmica vem ocorrendo há anos, de forma esporádica na região entre a zona urbana de Taipu e a comunidade de Cajueiro. Trata-se de uma área sísmica que não está relacionada com a falha geológica de Samambaia (região com extensão de 38 quilômetros por 4 quilômetros de largura e corta os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes).

“Como sempre dizemos, é impossível saber como essa atividade sísmica vai evoluir mas, graças ao monitoramento, sabemos que existe e onde está localizada, o que permite informar a população, as autoridades e os órgãos de Defesa Civil sobre ela”, informou o LabSis por meio de nota.

Sobre o Mapa acima:

Estrela vermelha indica o epicentro do evento. Os triângulos vermelhos indicam a localização das estações de João Câmara (ACJC) e Riachuelo (RCBR). A linha vermelha indica a Falha de Samambaia. A estrela amarela indica o epicentro do sismo de Taipu de 2010 de magnitude 4.3.

Atividade registrada pela estação de João Câmara. — Foto: Reprodução