Pedido de Vivaldo para recuperação da Barragem Passagem das Traíras é atendido e governadora assina ordem de serviço

Serviço inicial de recuperação da barragem representa um investimento de R$ 549,6 mil — Foto: Ivanízio Ramos

O deputado Vivaldo Costa (PSD) comemorou a assinatura da ordem de serviço para que a empresa T Maia Engenharia LTDA faça a abertura da fenda no barramento da Barragem Passagem das Traíras. A solenidade aconteceu na tarde de quinta-feira (9) com a presença da Governadora Fátima Bezerra (PT) e boa parte da equipe técnica do Governo nos setores de recursos hídricos e infraestrutura. O pedido foi uma luta do parlamentar, atendido pelo Governo do Estado. A recuperação da barragem, que fica entre os municípios de Jardim do Seridó, Caicó e São José do Seridó, será entregue dentro dos próximos 60 dias.

Construída no ano de 1994, pelo então governador Vivaldo Costa, este será o primeiro grande trabalho de recuperação feito na barragem, realizado de forma emergencial. A obra é fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que totaliza um investimento de R$ 21,9 milhões na quarta maior barragem do Seridó.

“Minha luta com a governadora Fátima Bezerra começou no dia da sua posse. A governadora prontamente mandou fazer um projeto e depois foi a Brasília e lutou nos canais competentes e conseguiu os recursos. Hoje fico feliz em acompanhar a ordem de serviço porque esta ação é fruto do meu esforço também como parlamentar”, contou Vivaldo.

A barragem de Passagem das Traíras tem capacidade de acumular 50 milhões de m³, sendo um dos mais importantes reservatórios da bacia do rio Piranhas-Açu. Ela serve para o abastecimento de Jardim do Seridó e ainda é utilizada para irrigação, criação de peixes e a defesa contra cheias no Seridó. O nome da barragem faz referência ao peixe que comumente é encontrado nos reservatórios de água e rios do sertão nordestino.

Vídeo onde o deputado Vivaldo Costa comemora. ASSISTIR ABAIXO.