Ubaldo solicita cartão digital de vacinação

Com o registro digital, o governo pode acompanhar com exatidão quem tomou ou deixou de tomar a vacina — Foto: João Gilberto

O deputado Ubaldo Fernandes (PL) apresentou projeto de lei solicitando a criação do Cartão Digital de Vacinação. Com o registro digital, o governo pode acompanhar com exatidão quem tomou ou deixou de tomar a vacina e programar as próximas campanhas.

“Por implicar medida na área da saúde que envolve a política de vacinação, também temos que observar as leis federais, como a que dispõe sobre as ações de Vigilância Epidemiológica sobre o Programa Nacional de Imunizações além de outras leis”, afirma o parlamentar.

O Brasil já dispõe, desde 2010, do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que permite acompanhar em tempo real como está o processo de imunização em todo o País e quais áreas precisam de reforço adicional de campanha.

Mas, desde que foi implantado, existe a dificuldade de instalação do sistema nas salas de imunização, pois nem todas se adaptaram ainda.