Trecho da principal praia de Natal está impróprio para banho

Foram analisados os coliformes fecais presentes na água — Foto: Canindé Soares

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 49, emitido nesta sexta-feira (13), informa que das praias analisadas, a praia Ponta Negra (no trecho do Morro do Careca) está imprópria para o banho.

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de classificar e informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

A base de dados analisa a quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA). Entretanto, em face do recente derramamento de petróleo em alto mar e a chegada óleo em muitas praias da costa do Rio Grande do Norte, recomenda-se evitar o banho quando constatado a incidência na areia ou na água das praias.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.