Zenaide destaca projeto pioneiro do RN na reabilitação de autores de violência doméstica

Zenaide Maia durante audiência na Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher — Foto: Assessoria.

A pedido da senadora Zenaide Maia (Pros-RN), presidente da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, esteve presente em audiência pública do colegiado, nesta quarta (11), a promotora de Defesa da Mulher e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar, do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Érica Canuto, para falar sobre a experiência do “Grupo Reflexivo de Homens: Por uma atitude de Paz”, criado em 2012, de forma pioneira no Brasil, para reabilitar autores de violência doméstica. “É uma experiência de sucesso que merece ser conhecida em todo o Brasil”, disse a senadora, após o fim da audiência.

A experiência potiguar do Grupo Reflexivo de Homens recebeu, em 2016, o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público e, em 2019, o Ministério das Mulheres, Família e Direitos Humanos escolheu o projeto para servir de modelo para implantação de grupos de reabilitação em todo o País.

Em sua fala, Érica Canuto destacou os resultados positivos do trabalho desenvolvido no Núcleo: “O nosso índice de reincidência é zero. Já atendemos mais de setecentos homens e, em sete anos, conseguimos manter o nosso índice de reincidência zero”, disse a promotora, que também falou sobre a necessidade de atualizar o Código de Processo Penal para dar efetividade às inovações trazidas pela Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), entre elas, o princípio de proteção integral à mulher.