Em Sessão Solene, deputado Kleber Rodrigues busca valorização do extensionista rural

Na sessão solene foram homenageados 10 profissionais com atuação em municípios potiguares diversos — Foto: Eduardo Maia

O Plenário da Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta sexta-feira (6), técnicos, secretários e profissionais do setor agropecuário do estado para homenagear o Dia do Extensionista Rural. A iniciativa da homenagem foi do Deputado Estadual Kleber Rodrigues (PL), que em seu discurso afirmou que o papel da extensão rural é fundamental para o desenvolvimento de qualquer estado e o reflexo do seu trabalho tem alcance amplo.

“Devemos valorizar cada vez mais este setor, lutar por seus direitos e buscar o reconhecimento através do incentivo salarial. Há mais de 10 anos a categoria não tem aumento, não dispõe de auxílio alimentação, não são valorizados nem pela metade do que representam para a nossa economia. Esses profissionais são os que atuam gerando economia para o nosso Estado através do agronegócio, promovendo o conhecimento aos pequenos agricultores. Todas as ações de tecnologia, inovação e arranjo produtivo são repassadas aos produtores por meio do extensionista. Por isso considero este profissional como o instrumento mais importante do sistema de produção e geração de renda hoje no Brasil”, afirmou o parlamentar.

Na Sessão foram homenageados 10 profissionais com atuação em municípios potiguares diversos, entre eles o Vereador Anderson Luiz de Boa Saúde, conhecido na região por Som do Povo e que desenvolve um grande trabalho no campo como extensionista rural, fazendo jus a homenagem. E estiveram presentes Alexandre de Oliveira Lima, Secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), César Oliveira, Diretor da Emater, Edson Zumba, presidente da Associação do Servidores da Emater (Asema), entre outros.