Em reunião com Maia, presidente da Argentina elogia Lula e pede respeito a Bolsonaro

Deputados foram a Buenos-Aires — Foto: Reprodução

Por Poder 360 — O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e uma comitiva de outros 5 deputados visitaram nesta 5ª feira (5.dez.2019) o recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), Fernández fala sobre sua relação com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O argentino pede “respeito” de Bolsonaro, que apoiou abertamente a tentativa de reeleição do candidato derrotado por Fernández, o presidente Mauricio Macri.

“O que prego é a democracia, o respeito ao Estado democrático de Direito e às liberdades individuais. Não é apenas 1 problema ideológico. Não é que eu tenha ficado ideologicamente contra Bolsonaro que, evidentemente, não pensa como a gente. Mas isso não é o mais importante. Ele é o presidente que o povo do Brasil elegeu e eu não tenho nada a dizer sobre isso, só tenho que respeitá-lo. E o que quero é que nos respeitemos. Simplesmente isso“, disse o argentino.

O recado de Fernández a Bolsonaro surgiu em meio a elogios feitos pelo recém-eleito à Casa Rosada ao ex-presidente Lula. O argentino ressalta que foi chefe de gabinete durante o governo de Cristina Kirchner e que “viu a grandeza” de Lula de perto.

“É claro o afeto, o respeito e o carinho que sinto pelo presidente Lula. É uma admiração sincera. E, honestamente, acredito que ele não deveria ter passado o tempo de prisão que passou. Mas o presidente Bolsonaro tem que entender que quando digo essas coisas, digo para Lula e digo para as pessoas que estão presas na Venezuela também“, declarou.

A visita dos deputados brasileiros teve o intuito de “demostrar a importância que o país vizinho tem para o Brasil e para o Congresso“, conforme descreveu texto divulgado pela Agência Câmara.

Pelo Twitter, Maia pregou mensagem de união entre o Brasil e o vizinho sul-americano. “A Argentina é o parceiro mais importante do nosso país e, portanto, Brasil e Argentina são mais fortes quando estão juntos. A nossa visita hoje veio consolidar ainda mais esta parceria“, escreveu.

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) também exaltou a necessidade de união entre brasileiros e argentinos. Destacou também que a Câmara dos Deputados vem impondo uma “agenda estruturante” no Brasil, com foco na recuperação da economia. “As causas de Brasil e Argentina são muito semelhantes. Acredito que esta seja uma visita simbólica. O início de 1 diálogo que demonstre que os 2 Parlamentos trabalhem juntos pensando no que é melhor para as duas nações“, disse o deputado em jantar com as autoridades argentinas.