Escola da Assembleia oferece capacitação em webjornalismo legislativo

A oficina acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede da Escola da Assembleia — Foto: Divulgação

Definido como a forma mais atual de consumo, veiculação e produção de notícias, o webjornalismo é tendência na comunicação mundial e não difere no Brasil, onde pesquisas comprovam que são comprados quase 20 computadores por minuto. Ciente destes fatos, a Assembleia Legislativa do RN irá oferecer uma oficina para capacitação profissional com o tema “Redação em Webjornalismo Legislativo”, por meio de uma parceria entre a Escola da Assembleia e o Interlegis, programa do Senado Federal e executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado destinado a difundir o conhecimento produzido no Legislativo.

A oficina acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede da Escola da Assembleia, e tem como objetivo principal oferecer treinamento referente à produção de conteúdo jornalístico nos portais das casas legislativas, além de abordar temas como jornalismo on-line, uso de redes sociais, redação jornalística na web, comportamento do usuário de web, propaganda eleitoral no ambiente parlamentar, entre outros.

O diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria de Lima, acredita que o webjornalismo não é mais uma versão digital do jornalismo tradicional. “O webjornalismo tem características próprias e específicas para que atinja seu público-alvo, e isso se intensifica quando as informações estão ligadas ao poder legislativo. A oficina é essencial para profissionais que atuam nas casas legislativas de todo o RN”, afirma João Maria de Lima.

A oficina será ministrada por Luiz Carlos Santana de Freitas que explica que “o curso ensina técnicas de produção de notícias no ambiente legislativo, voltadas para divulgação dos atos e fatos da atividade política-parlamentar nas plataformas de internet, com objetivo de melhorar a eficácia da produção e publicação dessas notícias, mostrando formas de se obter resultados melhores do ponto de vista comunicativo. Nosso objetivo deve ser sempre melhorar a comunicação da população com as casas legislativas. A população precisa conhecer o parlamento, porque só conhecendo de perto podemos valorizar”, afirmou.

Luiz Carlos Santana de Freitas é jornalista Mestre em Comunicação Social, Especialista em Direito Legislativo e atualmente leciona “Jornalismo Legislativo”, disciplina criada e desenvolvida por ele, no Instituto Legislativo Brasileiro (treinamento presencial), Interlegis (curso a distância) e Unilegis (dentro do curso de especialização em Comunicação Legislativa), e Práticas em Jornalismo Legislativo (EAD), no Interlegis, todos órgãos do Senado Federal.

As inscrições são gratuitas e realizadas no site www.interlegis.leg.br. Mais informações: (84) 3232-1001 ou (61) 3303-3221.