Bolsonaro volta a acusar ONGs por incêndios e critica até Leonardo DiCaprio

Bolsonaro reclamou de 'fake news' sobre suposto plano de demitir ministros — Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Por Poder 360 — O presidente Jair Bolsonaro afirmou que ONGs (organizações não governamentais) não estão trabalhando para o meio ambiente e sim para “ganhar dinheiro por conta própria”. A declaração foi dada na live desta 5ª feira (28.nov.2019) no Facebook.

“Não doe dinheiro para ONG. Acaba com essa história de dar dinheiro para ONG. Não estão lá para preservar o meio ambiente, estão para ganhar dinheiro em causa própria”, disse o presidente.

As críticas do presidente ao 3º setor se deram ao comentar a prisão de 4 brigadistas voluntários de Alter do Chão (PA). O grupo é suspeito de ter incendiado criminosamente uma área de reserva para receber recursos da organização internacional WWF. Após contestações sobre o inquérito da Polícia Civil do Pará, a Justiça mandou soltar os 4 brigadistas, nesta 5ª feira.

Segundo Bolsonaro, a maneira como a imprensa lidou com o caso é uma prova de que a mídia nacional e internacional estaria tentando “prejudicar” o Brasil. Ele criticou o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, que teria doado US$ 500 mil para a WWF. “O mico do ano”, declarou o presidente. Bolsonaro disse que o artista estaria colaborando com as queimadas na Amazônia.

“Pessoal ali da ONG, o que eles fizeram –o que é mais fácil: taca fogo no mato. Tira foto, filma, manda para a ONG. A ONG divulga aquilo, faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, que então doa US$ 500 mil para essa ONG […] Uma parte foi pro pessoal que tava tacando fogo”, afirmou Bolsonaro.

GARANTIA DA LEI E DA ORDEM

O presidente explicou como ele pretende implantar a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) depois de assinar 1 decreto para aplicar a excludente de ilicitude –quando o militar não responde juridicamente quando mata alguém em confronto– para as forças de segurança que participar.

“Tem que chegar, no meu entender, logicamente bem armado, e reestabelecer a ordem. Como reestabelecer? Mostrando para aqueles marginais –que é uma minoria– que ele é a autoridade”, disse Bolsonaro –que foi por 28 anos deputado pelo Rio de Janeiro, Estado que passou por uma GLO em 2018.

De acordo com o presidente, “se o cara está armado, mete fogo nele. Não tem que esperar o cara atirar para o lado de cá não”.

Bolsonaro falou que o ambiente em que uma GLO foi adotada está passando praticamente por 1 “terrorismo”. Por isso, segundo ele, snipers podem atirar para matar se virem algum indivíduo portando armamento de maneira ostensiva ou ameaçando alguém. E o sniper “vai ser condecorado”, declarou.

ALTA NO PREÇO DA CARNE

Durante a live, o presidente reconheceu que o preço da carne sofreu 1 aumento recente. O motivo, segundo Bolsonaro, é a alta nas exportações do alimento para países como a China.

“Pessoal está reclamando do preço da carne. Com razão, subiu” […] O mundo começou a comprar mais [carne] da gente. Está faltando. Começa a vender mais, tem menos para botar na prateleira. Infelizmente, isso acontece”, disse Bolsonaro.

O chefe do Executivo afirmou que não pode tabelar ou congelar o preço da carne, mas disse que conversou com a ministra Tereza Cristina (Agricultura) e a resposta dela foi que a situação deve se normalizar em 3 ou 4 meses.

ALIANÇA PELO BRASIL

Falando sobre o novo partido lançado por ele na semana passada, Bolsonaro disse que não há nenhuma indicação definida para os futuros diretórios estaduais da sigla.

“Até o momento, não tem ninguém designado para assumir o respectivo Estado. Quem está falando isso está se precipitando”, disse Bolsonaro.

Além do novo partido, o mandatário também falou sobre o que classificou como bom desemprenho do turismo brasileiro, parabenizou o presidente eleito no Uruguai, Luis Lacalle Pou, e disse que é fake news a notícia de que ele trocará 3 ministros.