Sessão solene na Assembleia Legislativa celebra os 60 anos da APAE Natal

"A APAE Natal, que é referência para as outras 16 APAES do RN", destacou Hermano — Foto: João Gilberto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou, nesta quarta-feira (27), os 60 anos da Fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Natal. Proposta pelo deputado Hermano Morais, a solenidade foi realizada no Plenário da Casa e contou com a apresentação do coral, Encantando Vozes, formado por alunos da APAE.

“Ter a oportunidade de celebrar, junto com todos e com cada um de vocês, a trajetória de uma instituição tão fidedigna e de extrema relevância na vida de incontáveis famílias potiguares, ao longo de seis décadas é, realmente, um presente de Deus”, disse Hermano Morais que destacou ainda o pioneirismo da APAE Natal. “A APAE Natal, que é referência para as outras 16 APAES do Rio Grande do Norte e é, também, referência nacional pela excelência dos serviços prestados, é a pioneira no nosso Estado e uma das primeiras APAES do Brasil. E essa história começou a ser escrita no dia 31 de outubro de 1959, graças ao Clube de Pais e Mestres da Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho”.

Hoje, a APAE Natal tem 550 matriculados que recebem, de forma gratuita, atendimentos diversos de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, audiometria, hidroterapia, odontologia, neurologia, ortopedia, psicomotricidade, psicopedagogia, nutrição e psicologia, além de atendimento educacional especializado e projetos específicos que envolvem música, atividades físicas, informática e artes. “Ver a forma como todos os assistidos e suas famílias são tratados, fortalecendo os seus direitos e respeitando suas diferenças e individualidades, é muito mais que inspirador; é lição de vida e de amor ao próximo. É dar, sem esperar receber, mas, mesmo assim, receber muito: sorrisos largos, abraços apertados e gratidão sem fim”, destacou o deputado estadual Hermano Morais.

O presidente da Associação, Dr. Murilo Barros, falou em nome dos homenageados. “A chegada de um membro da família com deficiência pode causar um impacto negativo, por isso o trabalho que fazemos ao longo desses 60 anos abrange o atendimento e adaptação das famílias. Nosso dever além de atender às necessidades de nossas crianças é tentarmos inseri-las na sociedade”, explicou o diretor da Associação.

Dr. Murilo Barros agradeceu ao deputado Hermano Morais pelo apoio e pela homenagem. “O apoio, a participação social, o estímulo de todos é muito importante para as nossas crianças e esse momento traduz toda a nossa satisfação. Em nome das nossas 550 crianças eu agradeço à Assembleia Legislativa por essa homenagem”, ressaltou Murilo Barros.

Estiveram presentes na sessão solene pais e alunos da Associação, a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD), além da ex-deputada estadual, Marcia Maia; o secretário adjunto da SEMTAS, Marx Helder Fernandes; o vereador Robson Carvalho e o Dr. Antônio Souza, representando o Tribunal de contas do Estado.

Homenageados

Helson Benévolo Xavier Filho (In memoriam)
Wilma Maria de Faria (In memoriam)
Maria Alzira Correia da Silva
Murilo Barros
Suely de Andrade Freire