Deputados do RN debatem temas de humanização das leis durante Conferência em Salvador

Este ano, o evento aborda o tema “Humanizando as leis em um novo tempo” em Salvador — Foto: João Gilberto

Os projetos especiais do legislativo em todo o país foram debatidos nesta quinta-feira (21) por parlamentares na Conferência da Unale. O congresso conta com a participação dos deputados estaduais Tomba Farias (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Souza (PHS), Allyson Bezerra (SDD) e Sandro Pimentel (Psol) que também acompanham as atividades dos servidores da ALRN.

Este ano, o evento aborda o tema “Humanizando as leis em um novo tempo” em Salvador, com metas ousadas de projetos e ações humanas para o crescimento econômico e desenvolvimento social do país. Por isto, este ano, o evento discute soluções para o futuro pós-eleições, além de dar continuidade às bandeiras de combate ao suicídio, à automutilação e à violência contra a mulher.

“Esse é um importante momento de integração entre as Assembleias do País, onde podemos conhecer e compartilhar inovações em diversas áreas. Essa interface fará com que o Poder Legislativo brasileiro possa se fortalecer ainda mais”, aponta o vice-presidente da ALRN, Gustavo Carvalho.

Para Tomba, o tema humanização precisa ser debatido amplamente. “A conferência chama a atenção para o suicídio, automutilação e depressão, por exemplo. Assuntos que estão levando o mundo a um sério problema. Por isso, precisamos ampliar as leis e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte já debate o tema em audiências públicas e campanhas de conscientização”.

Premiação

A ALRN está concorrendo ao Prêmio Unale com o projeto Legis RH, na categoria “Gestão”. O deputado Allyson Bezerra disse que é importante tornar as leis mais atrativas para a população e parabenizou, assim como os deputados Sandro Pimentel e Souza, a Assembleia do RN pela disputa no Prêmio.

Uma ferramenta inovadora com foco na transparência dos atos legislativos, além de otimizar a divulgação das atividades parlamentares, ampliando o acesso do público ao conteúdo produzido pelos parlamentares.

Na extensa pauta desta quinta-feira o debate tem foco nos cases de Humanização, com a Ouvidoria do Congresso Nacional e Câmara dos Deputados. Também os paineis: “O impacto da transformação digital nos relacionamentos”, com o jornalista palestrante Marcelo Tas; “Humanização da Reforma Tributária”, com o secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha; “Imunidades e garantias parlamentares”, com o procurador de Sergipe, Evânio José de Moura Santos. Além do encontro de delegações estrangeiras.

Já na sexta-feira (22), a programação segue com Cases de Humanização, com a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Exibição de vídeos dos eventos simultâneos com abordagens sobre humanização das entidades legislativas. E os paineis: “Diáspora, atendimento humanizado às comunidades brasileiras vivendo no exterior”; “Política Tradicional – a extinção”; entrega do troféu Gratidão; reunião do colegiado de presidentes das assembleias legislativas e a premiação Assembleia Cidadã.