Modelo de inovação tecnológica da Assembleia do RN é compartilhado em Conferência da Unale

O projeto foi apresentado pelo diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel e profissionais de TI, Stefano Rozemberg Freire e Kaio Max Marques — Foto: João Gilberto

O modelo de inovação tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Legis Vídeos, foi um dos destaques apresentados, nesta quarta-feira (20), durante painel de Apresentação de Experiências em Comunicação Legislativa da Astral, em Salvador (BA). Desenvolvido pela Diretoria de Gestão Tecnológica com apoio da Comunicação e da Tv Assembleia, a ferramenta é uma das apostas do legislativo potiguar e trata do armazenamento do acervo digital, disponibilizando sessões plenárias, extraordinárias e solenes, audiências públicas, reuniões de Frente Parlamentares e Comissões.

O projeto foi apresentado pelo diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel e profissionais de TI, Stefano Rozemberg Freire e Kaio Max Marques, que ressaltaram diferenciais como a possibilidade de navegação pela timeline do vídeo, que pode ser feita através de marcadores no período de discurso de cada parlamentar. Além disso, o Legis Vídeos dispõe de recursos de pesquisa que pode buscar palavras-chave, otimizando a pesquisa no sistema.

A nova ferramenta está concorrendo ao Prêmio Assembleia Cidadã na categoria “Gestão”. “Essa é uma ferramenta inovadora com foco na transparência dos atos legislativos, além de otimizar a divulgação das atividades parlamentares, ampliando o acesso do público ao conteúdo produzido pelos parlamentares”, disse Mário Sérgio.

Na ocasião da Conferência, a Diretoria de Gestão Tecnológica apresentou ainda outro projeto inovador, o Legis RH, sistema utilizado no setor de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, que gerou uma economia de mais de 75% com sistemas utilizados antes deste período, possibilitando o investimento em insumos e infraestrutura.

A inovação inspirou o convênio entre a Assembleia Legislativa do RN com a Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (Astral) onde membros de todo o país poderão acessar o Legis Vídeo e aplicar nos parlamentos.

Premiação

Com o objetivo de incentivar as políticas públicas que promovem o bem-estar da sociedade, o fortalecimento dos estados, a humanização e a modernização dos serviços legislativos prestados, a Unale promove nesta edição, o primeiro Prêmio Assembleia Cidadã. Das três categorias apresentadas, a Assembleia Legislativa do RN concorre em duas. O Legis RH, da Diretoria de Gestão Tecnológica, na categoria ‘Gestão’ e o projeto Assembleia e Você, na categoria ‘Atendimento ao Cidadão’.