Conferência da Unale: Escola da Assembleia destaca Conexão Cidadã em painel da Abel

A Escola da Assembleia é pioneira em projetos e na elaboração de cursos de qualificação, sendo destaque nacional por seus avanços acadêmicos — Foto: João Gilberto

O encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) foi pautado pelo tema da Educação e Cidadania. O assunto foi apresentado por representantes de escolas do legislativo que abordaram a importância do assunto. O diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte e diretor regional da Abel, professor João Maria de Lima, destacou, entre outros projetos, o Conexão Cidadã, desenvolvido no RN a partir da Lei Complementar N° 494, de 27 de agosto de 2013, que dispõe sobre o Dia Estadual da Educação Cidadã.

“O Conexão Cidadã objetiva apoiar a educação cidadã de jovens e adolescentes, através de palestras de instituições parceiras, levando cidadania e a oportunidade de debates com temáticas que não estão presentes no dia a dia escolar”, disse João Maria, que ressaltou a necessidade de se melhorar o currículo escolar.

A Escola da Assembleia é pioneira em projetos e na elaboração de cursos de qualificação, sendo destaque nacional por seus avanços acadêmicos, como o pioneirismo na implementação do mestrado numa escola legislativa do País.

A programação do Conexão Cidadã inclui ações voltadas ao exercício dos direitos e deveres dos jovens enquanto cidadãos, respeitando as diferenças e incentivando a tolerância entre os estudantes. As edições ocorrem preferencialmente nas escolas da rede pública, debatendo os mais variados aspectos da sociedade e cultura. “É através da cidadania que se pode manifestar os direitos e deveres e possibilitar a participação social e política de toda população”, finalizou o professor João Maria.