Escola Doméstica celebra 105 anos com direito a Sessão Solene na Assembleia

O propositor da solenidade foi o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) — Foto: João Gilberto

A Escola Doméstica de Natal está completando 105 anos de fundação em 2019. E para marcar a data, foi realizada nesta segunda-feira (18) uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Durante o evento foram homenageados nomes de destaque na sociedade potiguar que passaram pela instituição ou que ainda estão contribuindo com a mesma.

“A trajetória educacional da Escola Doméstica tem-se configurado por um processo democrático de luta para que não fosse apenas gaiola cerceando a liberdade dos pássaros, e sim, preservasse a essência deles que é dar-lhes asas para que alcem voos em busca de novos horizontes, alimentando sonhos para que nessa escola se formassem verdadeiras cidadãs”, disse o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia e propositor da solenidade.

O parlamentar aproveitou ainda o seu discurso para relembrar a ex-aluna e ex-diretora da Escola Doméstica, Noilde Ramalho, que esteve no comando da instituição por 65 anos. “Reconhecida por sua atitude vanguardista, corajosa e de forte liderança, a professora Noilde foi protagonista de um verdadeiro feito para sua época”, disse Ezequiel. O deputado se referiu ao grande salto educacional dado pela entidade neste período.

Sob a administração de Noilde, foi criado o colégio misto Complexo Educacional Henrique Castriciano e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte, UNI-RN, instituição de nível superior. “Para a Professora Noilde Ramalho todos os méritos e aplausos pelos êxitos da Escola Doméstica, nos seus cento e cinco anos de vida, que se exteriorizam em solenidades tão bonitas como esta que hoje estamos presenciando e como a homenagem na mudança do nome do Complexo de Ensino que reúne ED, HC e UNI-RN, que agora se chama Complexo de Ensino Noilde Ramalho”, disse.

A escritora Eulália Duarte Barros, ex-aluna da ED, falou em nome dos homenageados e fez um resumo da história da instituição. Na questão educacional, relembrou que “um item valorizado no currículo era o respeito aos outros, as crenças, as diferenças. Havia respeito e disciplina”, disse.

A fundação da Escola Doméstica de Natal, pelo poeta, escritor e jornalista Henrique Castriciano, ocorreu em 1914. Na época, ele havia viajado para a Europa, onde conheceu padrões – na Suíça – que quis implementar na capital potiguar. Acabou sugerindo ao então governador Alberto Maranhão a criação de uma escola voltada para mulheres. Era o início da ED, ainda localizada na Ribeira. Desde o seu início, a instituição teve como objetivo preparar as mulheres para atuar tanto no âmbito familiar quanto trabalhando fora de casa.

A solenidade contou com as presenças dos deputados estaduais José Dias (PSDB), George Soares (PL), Sandro Pimentel (Psol), Hermano Morais, Gustavo Carvalho (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Kleber Rodrigues (Avante), Cristiane Dantas (SDD), Eudiane Macedo (PRB), Raimundo Fernandes (PSDB), coronel Azevedo (PSC) e Getúlio Rego (DEM). Também estiveram presentes ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, o secretário estadual de Educação, Getúlio Ferreira, a secretária municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Andreia Dias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Poti Júnior, as vereadoras natalenses Eleika Bezerra (PSL) e Júlia Arruda (PDT), a vereadora mossoroense Sandra Rosado (PSDB), o vice-presidente da Liga de Ensino do RN, Edgar Ramalho, a vice-reitora da UNI-RN, Ângela Guerra, e a atual diretora do Complexo de Ensino Noilde Ramalho, Lucila Ramalho.

O evento ainda contou com a participação do ex-vice-governador e ex-reitor da UFRN, Genibaldo Barros, o presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, a procuradora do Estado, Leila Cunha Lima, o presidente do Instituto Histórico do RN, Ormuz Simonetti, o diretor da Escola da Assembleia, João Maria de Lima e os ex-deputados estaduais Leonardo Arruda e José Adécio. Também estiveram presentes o diretor geral e a chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia, Fernando Rezende e Larissa Rosado, respectivamente.

Os homenageados na sessão solene pelos 105 anos da Escola Doméstica de Natal foram Alexandre Magno de Siqueira Marinho; Andréa Ramalho Pereira de Araújo Alves; Angela Maria Guerra Fonseca; Celina Maria Bezerra; Cristine Tinôco da Cunha Lima Rosado; Daladier Pessoa Cunha Lima; Edgard Ramalho Dantas; Eleika Bezerra Guerreiro; Eulália Duarte Barros; Francisca Sônia Câmara; Ignêz Motta de Andrade; Júlia Arruda Câmara; Kátia Maria Furtado de Mendonça Curtis; Manoel de Medeiros Britto; Maria Adélia de Arruda Sales Sousa; Maria Zélia Fernandes; Margarida Cabral Morgantini (In Memorian); Maria Ednólia Câmara de Melo; Mariana Melo dos Santos; Mary Evelyn Dantas Flowers; Noilde Pessoa Ramalho (In Memorian); Norma O’grady Cabral; Paula Ingrid da Cunha Galvão; Priscilla Galvão Simonetti; Rosada Lúcia Alves de Vilar; Sandra Maria da Escóssia Rosado; Sônia Maria Fernandes Faustino; Tânia Lúcia Alves Diniz Godeiro dos Santos; Zulmira Maria de Araújo Hartzz.