2ª edição da campanha “Doe Um Instrumento e Toque Corações” do Som Sem Plugs começou

Instrumentos arrecadados serão doados para o projeto ”Ilha de Música”, do bairro da Redinha — Foto: Reprodução

O projeto cultural Som Sem Plugs – SSP, reconhecido pelas produções audiovisuais focadas na divulgação da música autoral potiguar e que, em sete anos de existência, já produziu mais de 300 vídeos, registrando e propagando, sem exceções de estilos musicais, o trabalho de mais de 100 artistas do Rio Grande do Norte, acaba de lançar a 2ª edição da Campanha “Doe Um Instrumento e Toque Corações” – arrecadação de instrumentos destinados ao ensino da música para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Assessoria

Em parceria com as lojas Arte Musical, Natal Groove e a Mar Vermelho Distribuidora, a campanha é destinada a arrecadação de instrumentos e acessórios musicais que serão doados para o “Ilha de Música”, projeto dedicado a educação e socialização de jovens da Zona Norte de Natal, que utiliza a musicalidade como ferramenta primordial. A doação pode ser feita até o dia 13 de dezembro e você pode combinar a entrega enviando um e-mail para [email protected], ou mandando uma mensagem, através da fanpage oficial do Som sem Plugs em www.facebook.com/somsemplugs/ ou tratar diretamente com a direção de marketing do SSP pelo WhatsApp (84) 99987 9261. Outro detalhe, se você não tiver como doar instrumentos/acessórios musicais, a campanha também arrecadará alimentos não perecíveis.

Foto: Assessoria

Além das doações realizadas por músicos que já passaram pelo Som Sem Plugs e por qualquer pessoa que possua interesse em contribuir, a campanha busca também a contribuição de empresas e instituições que atuem, direta ou indiretamente, no segmento musical local.

Todo o material arrecadado (instrumentos e alimentos) será entregue em um grande evento na sede da Ilha de Música, localizada na comunidade da África, no bairro da Redinha, no dia 14 de dezembro com a participação musical dos alunos e professores do projeto e representantes das empresas patrocinadoras do Som sem Plugs, imprensa, artistas e contribuintes da campanha.

Ilha de Música

O projeto “Ilha de Música” é desenvolvido na comunidade da África, situada na Redinha (Natal/RN), desde outubro de 2006. Atende a crianças e adolescentes da comunidade, com idade entre 8 e 18 anos, oferecendo aulas de musicalização infantil, canto, flauta-doce, saxofone, trompete, trombone, violão e bateria, além de oferecer também café da manhã e assistência de uma psicóloga.

Foto: Assessoria

Trabalhar com ações efetivas de estímulo ao desenvolvimento infanto-juvenil com famílias em situação de pobreza produz um benefício muito grande em diversos aspectos, além de aumentar as oportunidades na vida de cada um. Assim, os programas integrados de desenvolvimento infanto-juvenil podem ser a mais efetiva e simples intervenção para ajudar crianças, adolescentes, famílias, comunidades e nações a quebrar o ciclo de pobreza intergeracional. O projeto já atendeu durante esses 14 anos mais de 1.500 crianças e adolescentes.

Em agosto de 2009, através da Lei n°9.253 assinada pela governadora Wilma Maria De Faria veio o Reconhecimento de Utilidade Pública do Projeto. Em 2010 recebeu prêmio Hangar, categoria especial para Ações Sociais. Em maio de 2012, participou da “IV Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte”, importante evento realizado no Rio de Janeiro, que reuniu por 7 dias grupos de todo o Brasil, oriundos de Projetos Sociais. A seleção para este evento aconteceu através de edital nacional. Os grupos foram escolhidos pela qualidade técnica e arranjos apresentados.

Em Junho de 2012 lançou o 1º DVD/CD do Grupo Musical da “Ilha”. E ainda em junho de 2012, recebeu Diploma do “Mérito pela Valorização da Vida”, emitido pelo Ministério da Justiça do Brasil. Em 2017 recebeu Diploma da Câmara Municipal de Natal pelos Relevantes serviços prestados no município. (26/9/2017)

Som Sem Plugs

O Som Sem Plugs é um espaço virtual multimídia que reverencia a cultura e o entretenimento com foco em produções audiovisuais para web. Através do website oficial do projeto, www.somsemplugs.com.br, reconhecido como o “portal da música potiguar”, o público tem acesso, não somente às produções audiovisuais, mas também, aos perfis de todos os artistas contemplados pelo projeto, ensaios fotográficos, entrevistas e matérias que tratam do universo musical e cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil.

A atual temporada do Som sem Plugs, é patrocinada pela Cosern Grupo Neoenergia, através da Fundação José Augusto e a Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.