As vistorias uniram a Defesa Civil e a SEMOV que detectaram pontos de comprometimento da estrutura. — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Por OP9 RN — Parte da área da Pedra do Rosário, monumento situado na comunidade do Passo da Pátria, Zona Leste de Natal, foi interditado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o órgão, a ação foi feita após solicitação de vistoria feita pela representante da Cúria Católica da capital, Fátima Lapenda.

As vistorias uniram a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOV) que detectaram pontos de comprometimento da estrutura. Segundo as secretarias, vigas e pilares estão em estado de deterioração, apresentando armaduras expostas e oxidadas em vários locais, o que chega a comprometer a estabilidade do monumento.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Sheila Freitas, informou que a situação já foi explicada em reunião com a representação da Arquidiocese de Natal e que o fato não vai comprometer as comemorações da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A SEMDES afirma que a interdição foi realizada apenas numa parte do monumento.

A secretária ainda adiantou que haverá uma mudança na instalação do palco. “Deixamos claro que a missa do dia 21 pela manhã vai ocorrer normalmente, apenas foi alterado o local do palco da celebração e colocaremos guardas municipais durante a celebração para fechar os acessos à área interditada”, explicou.

O local da celebração na Avenida Canal também vai contar com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), que vai interditar ruas e disciplinar o trânsito durante a celebração da Padroeira de Natal.