Independiente Del Valle conquistou o título inédito da Sul-Americana — Foto: Juan Mabromata/AFP

O Independiente Del Valle é o campeão da Copa Sul-Americana de 2019. Neste sábado, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai, os equatorianos derrotaram o Colón, da Argentina, pelo placar de 3 a 1 e garantiram o título inédito, em partida que chegou a ficar quase uma hora paralisada por conta de forte chuva. León, Jhon Sánchez e Cristian Dájome marcaram para os Rayados, enquanto Emanuel Olivera descontou para os Sabaleros.

A equipe alvinegra dominou o confronto do começo ao fim e soube aproveitar as oportunidades criadas para abrir dois gols de vantagem. Os argentinos descontaram no final do jogo, mas Dájome sacramentou o triunfo nos acréscimos. Os campeões ainda contaram com grande defesa de Jorge Pinos em cobrança de pênalti de Luis Rodríguez na segunda etapa.

Com a conquista, o Del Valle se torna o segundo clube do Equador a sagrar-se campeão do torneio continental. O primeiro foi a LDU, que levantou a taça em 2009 ao vencer o Fluminense na decisão. Além disso, os Rayados garantem a vaga na próxima edição da Copa Libertadores e 4 milhões de dólares (R$ 16,7 milhões) em premiação.

Gazeta Esportiva