Orquestra Sinfônica do RN destaca Concerto para Viola com solista alemão Hartmut Rohde no Teatro Riachuelo

Apresentação acontece no dia 26 de novembro e o primeiro lote de ingressos começa a ser distribuído no dia 18 — Foto: Divulgação

Após apresentações em outros palcos e lugares da capital potiguar, como igrejas e parque, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN retorna ao Teatro Riachuelo para apresentar ao público o concerto de novembro do projeto Movimento Sinfônico – Terças Clássicas, marcado para o dia 26, às 20h. Regido pelo maestro e diretor artístico da OSRN, Linus Lerner, o concerto também recebe, diretamente da Alemanha, o solista Hartmut Rohde (viola).

O convidado da noite delineia uma trajetória musical admirável ao redor do mundo. O alemão Hartmut Rohde encanta o público com os timbres especiais da viola (instrumento da família do naipe de cordas, intermediário entre o violino e o violoncelo) e é detentor de uma marcante linguagem musical. Suas interpretações têm sempre uma representação emocional e eletrizante da partitura. Perspectivas e novas experiências no diálogo musical formam a base das suas performances. Rohde se apresenta regularmente como músico de câmara em países como Austrália, EUA, Canadá, Israel, Suíça e alguns países da América do Sul. A carreira de solista internacional ganhou o mundo pelos inúmeros prêmios conquistados.

O violista é membro fundador dos Mozart Piano Quartets, um dos principais conjuntos de câmara de piano do mundo, através deste, recebeu o prêmio OPUS KLASSIK PRIZE, em outubro de 2018.

Para o dia 26, o programa, preparado pelo maestro Linus, conta com obras clássicas marcantes. Para a abertura, a execução da peça La Belle Hélène do compositor alemão naturalizado francês, Jacques Offenbach. É uma obra cômica que tem como base a história da Guerra de Troia. Em seguida, Concerto para Viola e Orquestra, de Bela Bartók, um dos compositores que mais contribuiu para o desenvolvimento do estilo húngaro ao longo do século XX. O Concerto de Bartók, que demanda alto grau de técnica, será apresentado pelo solista da noite, o violista Hartmut Rohde.  E, para encerrar, a Sinfonia nº 5, do compositor e pianista russo, Dmitry Shostakovich, até hoje, essa Sinfonia é um dos seus trabalhos mais populares.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é patrimônio cultural do RN e tem Governo do Estado do Rio Grande do Norte como seu principal mantenedor. A temporada 2019 tem Patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern)/Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, La Cachette e Poti Restaurante.

Retirada de Ingressos

O 1º lote possui 500 ingressos os quais serão distribuídos gratuitamente mediante preenchimento da inscrição do voucher pelo site da OSRN (www.osrn.com.br), aberto no dia 18 de novembro a partir das 9h até às 23h59m do dia 19 de novembro, ou até esgotar o lote, cada voucher dá direito a um par de ingressos. Para quem adquirir o voucher, a troca pelo ingresso oficial será feita na Galeria Fernando Chiriboga (Shopping Midway Mall – Piso L3), nos dias 24 de novembro, das 15h às 21h e no dia 25 de novembro, das 10h às 22h.

Os ingressos que não forem retirados neste período, mesmo tendo sido cadastrados no site, serão entregues para ONG’s e instituições de ensino. As informações sobre a reserva prévia e distribuição dos ingressos são de inteira responsabilidade da produção do espetáculo, isentando o Teatro Riachuelo e a plataforma Sympla de qualquer responsabilidade sobre elas e sobre a manutenção desse cronograma.

O 2º lote contará com mais 300 ingressos e será distribuído no dia 26 de novembro, a partir das 10h, também na galeria Fernando Chiriboga. Os clientes interessados deverão apresentar seu CPF, juntamente com documento de identidade com foto e terão direito a retirar, no máximo, dois ingressos.