Dentistas são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

Dia nacional do dentista é comemorado no dia 25 de outubro — Foto: João Gilberto.

Os dentistas do Rio Grande do Norte foram homenageados na tarde desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa, durante sessão solene em alusão ao Dia do Dentista Brasileiro. O propositor da homenagem foi o deputado Sandro Pimentel (PSOL), que enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais em prol da população.

Comemorado no dia 25 de outubro, o Dia Nacional do Dentista coincide com a data em que foi publicado o decreto 9.311, em 1884, criando os primeiros cursos de graduação em odontologia do Brasil. As faculdades foram criadas na Bahia e no Rio de Janeiro, antes de se expandirem por todo o país e, ao longo dos 135 anos de história, formarem milhares de odontólogos. Atualmente, são aproximadamente 240 mil profissionais atuando no Brasil, que é o terceiro país do mundo com mais dentistas, sendo superado apenas por Estados Unidos e China.

Em seu discurso, Sandro Pimentel ressaltou a importância dos serviços dos dentistas, que muitas vezes são desconhecidos por boa parcela da população. O parlamentar relatou suas lembranças de infância, onde o profissional que frequentava semanalmente o distrito rural em que morava, em Ceará-Mirim, limitava-se a arrancar dentes.

“A verdade, é que esses profissionais têm uma função muito mais ampla, não cuidando somente dos dentes, mas tratando problemas de toda a ordem na boca, gengiva e nos ossos da face. Eles restabelecem funções e a própria estética, que devolve a autoestima de várias pessoas”, disse o deputado.

De acordo com Sandro Pimentel, apesar de haver um grande número de profissionais no país, o serviço público ainda é carente de profissionais nessa área. Para o parlamentar, a odontologia “é uma profissão que liberta” e, por isso, deveria estar mais acessível a toda população, principalmente através do serviço público. O próprio deputado, inclusive, disse que venceu o medo de dentista recentemente, após o trabalho realizado pela dentista Rossania Cristina de Medeiros.

“O trabalho de vocês é de excelência. Eu mesmo sofria de ‘odontofobia’, o medo do dentista, e vinha de traumas de infância, que eu entendia serem intransponíveis, mas foi aqui, nessa casa, no setor de atendimento, que há cerca de três meses uma profissional dentista eliminou por completo minha ‘odontofobia’, a ponto de eu adormecer na cadeira odontológica. Foi a doutora Rossânia. Tirou esse trauma em tão pouco tempo. Essa dívida eu jamais conseguirei pagar, que é uma dívida emocional. Em nome dela, parabenizo todos os dentistas potiguares, que fazem um trabalho brilhante, muitas vezes sem as condições necessárias, mas fazendo aqui o máximo que nós podemos”, disse o deputado.

Após a entrega de placas em homenagens a profissionais que se destacam no mercado potiguar, a dentista Rossania Cristina de Medeiros discursou em nome de todos os odontólogos homenageados. A profissional falou sobre a complexidade da profissão, o estímulo que os profissionais têm em seguir se aperfeiçoando para prestar melhores serviços e a realização de todos enquanto profissionais da saúde. Para ela, que agradeceu pela homenagem do deputado Sandro Pimentel, os dentistas exercem um papel fundamental na sociedade.

“Como disse Shakespeare, ‘é mais fácil se obter o que deseja com um sorriso do que com a ponta de uma espada’. Nossa ação constitui importante instrumento de transformação social. Nossa missão vai muito além de tirar um dente, mesmo sem ser para qualquer um para fazer uma cirurgia de exodontia. Escolhemos ser gratos, porque a gratidão torna tudo o que temos suficientes e nos fortalece os corações. Que isso seja para nós mais um impulso, afirmação de compromisso, de que sempre estaremos dando o nosso melhor para solucionar problemas encontrando soluções e mostrando resultados”, disse Rossania de Medeiros.