Jardim Marielle Franco é inaugurado em Paris

Visão aérea do jardim suspenso em homenagem à vereadora carioca — Foto: Reprodução.

Por Poder 360 — Foi inaugurado neste sábado (21.set.2019) o Jardim Marielle Franco, em Paris (França). O local em homenagem à vereadora fica no 10º distrito da capital francesa, próximo a uma das principais estações de trem da cidade.

Marielle foi assassinada em março de 2018 junto do seu motorista Anderson Gomes. O crime ainda não foi solucionado. Filiada ao Psol, a vereadora era uma defensora dos direitos humanos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O jardim fica no terraço de 1 hotel parisiense. Ele tem 2,6 mil m² e conta com 70 árvores. Segundo a prefeitura da capital, o local foi erguido pelo “engajamento da capital na defesa dos direitos humanos pelo mundo, mas também da defesa dos políticos em perigo”.

Os pais de Marielle, Antônio Francisco da Silva Neto e Marinete da Silva, e a filha da vereadora, Luyara Francisco dos Santos, estiveram em Paris para a inauguração.

UNANIMIDADE

A construção do Jardim Marielle Franco foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Paris. Os representantes atenderam a 1 pedido da RED-BR, uma ONG europeia que defende a democracia no Brasil.

“É um local amplo, arborizado, com vista espetacular dos telhados de Paris, em um bairro muito animado e ainda popular. Achamos que a memória de Marielle vai poder crescer ‘como uma flor no asfalto’, segundo expressão que ela dizia com frequência antes de morrer”, diz 1 comunicado da ONG.