Líder de Bolsonaro no Senado é alvo de operação da PF em Brasília, Pernambuco e Paraíba

Operação da Polícia Federal apura irregularidades em obras da transposição do Rio São Francisco — Foto: Divulgação.

Por OP9 — A Polícia Federal deflagrou uma operação no Congresso Nacional na manhã desta quinta-feira (19) cujo principal alvo é o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O filho dele, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), também é alvo da ação de hoje. Os mandados de buscas nos gabinetes dos dois parlamentares foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

Também estão sendo cumprido mandados em endereços do senador no Recife. A operação se baseia nas investigações que apuram irregularidades em obras da transposição do Rio São Francisco. Fernando Bezerra Coelho foi ministro da Integração no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Na época, Bezerra era filiado ao PSB. Em fevereiro, o senador assumiu a liderança do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em setembro do ano passado, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o arquivamento do inquérito contra o senador aberto com base na delação da Odebrecht. Segundo o Ministério Público, colaboradores da empreiteira relataram o pagamento de valores não contabilizados no âmbito da campanha eleitoral de 2010, o que configuraria crime de caixa dois. Teriam sido repassados R$ 200 mil em duas parcelas por meio do Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht.